Por que o Cristianismo escolheu a Cruz?


É bem verdade que os símbolos não tem um significado único, mas conforme o tempo e a época, carregam um significado particular. Um exemplo disto é a flor de Lótus, que é normalmente associadoa ao budismo, mas já foi usada  por chineses, egípcios e hindus antigos. Contudo apesar de sua variedade de significados, os símbolos sempre representam uma idéia central de determinado pensamento. E o cristianismo histórico não foi uma exceção a esse fato.

Nos primeiros momentos da história do cristianismo, os cristãos adotaram o peixe como símbolo do cristianismo. Atualmente, alguns adesivos colados em carros, casas ainda levam esse símbolo. Mas qual é a razão da escolha desse símbolo?

Quando criança era muito curioso, como a maioria das crianças, mas o meu desenvolvimento lógico era um pouco mais que o normal, e eu não conseguia entender a razão do peixe simbolizar a Jesus, como eu tinha ouvido falar em uma escola dominical. Certo dia ouvindo sobre a história da multiplicação dos pães feita por Jesus eu tive uma conclusão interessante: “Aqui está a resposta! O peixe representa Jesus vem da multiplicação dos pães! O menino trouxe 2 peixes e 5 pães. E é lógico que o Peixe representa Jesus“.

Por certo essa não foram as minhas palavras naquele dia, mas essa foi a conclusão que carreguei durante anos. Há pouco tempo atrás eu compreendi o símbolo por trás do peixe escolhido pelos primeiros cristãos. Trata-se de um acróstico: “ICHTHUS”, que é a palavra grega para peixe foi assim demonstrada: “Iesus Christou Theou Uios Soter”, que significa Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. A idéia é excelente, mas poucas pessoas poderiam compreende facilmente essa idéia.

Deve ser por isso que os símbolo mais conhecido do cristianismo e que o representa facilmente é a CRUZ. Contudo, “a escolha que os cristãos fizeram da cruz como símbolo de sua fé é tanto mais supreendente quando nos lembramos do horror com que era tida a crucificação no mundo antigo[1]“. A crucificação sempre foi vista com horror pelo mundo antigo. Os gregos e romanos adotaram a crucificação, como pena capital, dos bárbaros que eram caprichosamente cruéis em suas formas de execução. Para os romanos, a crucificação era aplicada somente a criminosos extremamente desumanos, para que pudessem sofrer muito antes de sua morte. Com a crucificação, era possível fazer com que o criminoso sofresse durante dias, e isso servia de ilustração para outros que tentassem trilhar mesmo caminho. Então,

Por que razão o cristianismo escolheu a cruz?

Como já foi dito anteriormente, o símbolo é a expressão gráfica do cerne de uma idéia. E dessa forma, não haveria para o cristianismo outro símbolo tão apropriado quanto a cruz. A cruz em si, como acontecimento comum no antigo mundo romano, era deveras cruel. Era um símbolo de repulsa, medo, sofrimento, e desprezo. Mas para o cristianismo é símbolo de vida e liberdade, pois representa a morte de Cristo. Com isso não negamos a crueldade com que foi executada, mas afirmamos o resultado obtido por essa morte.

A Cruz, como evento histórico necessário, marco o ponto mais alto da História da Redenção, e tem lugar especial na vida do cristão. Observe alguns aspectos referentes a morte de Jesus:

  • É na morte que a Obra Messiânica é encerrada (Jo.19.30)
  • É o cumprimento do Antigo Testamento (1Co.15.3)
  • A morte de Cristo é a garantia da pureza do cristão, bem como de suas obras (Tt.2.14)
  • É na morte que ocorre o derramamento de sangue necessário para o perdão dos pecados (Hb.9.15; cf. Mt.26.28; Ef.1.7; Cl.1.14
  • É por meio do sangue de Cristo que temos Eterna Redenção (Hb.9.12)
  • É através da morte de Cristo que temos acesso a redenção (Rm.3.24)
  • Em nome de Cristo deveria ser pregada a redenção de pecados a todas as nações (Lc.24.27)

De acordo com as colocações supracitadas, não podemos deixar de reconhecer a centralidade da Cruz na vida e na expectativa cristã. De fato, é impossível ser cristão sem render-se à Cruz de Cristo. As lias, cristianismo sem cruz é mera ideologia ética sem valor. Portanto, o verdadeiro cristianismo depende intrinsecamente da cruz, pos esta é o cerne de suas ideologia e fé. Se o que foi deito é verdadeiro, e o símbolo que deveria representar tal idéia deve ser compatível a tal colocação, segue-se que a Cruz é a representação gráfica ideal par o Cristianismo.

E o que significa essa cruz senão nossa liberdade?! Nossa redenção?! A remissão dos nossos pecados?! Comunhão com Deus?! É por meio dela que nós somos completamente libertos de nossa medíocre vida sem significado e passamos a participar da Vida Eterna que Deus nos concede por meio de jesus Cristo.


[1] STOTT, John, A Cruz de Cristo. Pp.17

[2] A ressurreição é a confirmação da divina verdade exposta sobre o Cristo anunciado aos antigos (Is.53.10-11), a garantia da justificação (Rm.4.25) e da ressurreição dos cristãos (1Co.15.20, 23), da libertação do pecado (1Co.15.17), perfeição e imortalidade (1.Com.15.33) entre diversas outras questões. Por isso não pode nem deve ser minimizada.

About these ads

3 comentários sobre “Por que o Cristianismo escolheu a Cruz?

  1. EU VEJO POR OUTRO ANGULO,EX…QUANDO EU ESTOU VIAJANDO E VEJO UMA CRUZ A BEIRA DO CAMINHO EU COMENTO ALI MORREU ALGUEM ,QUANDO CHEGO A BEIRA DE UM LAGO E TEM ALI DUAS, TRES CRUZES EU SEI QUE ALI MORRERAM VARIAS PESSOAS, QUANDO LEMBRO DA CRUZ DE JESUS SEI QUE ELE MORREU, AÍ VEJO A CRUZ COMO SIMBOLO DE MORTE E NÃO DE VIDA, ACEITO DEBATE ,QUERO APRENDER MAIS E MAIS,BJS UM ABRACO E A PAZ DO SENHOR

  2. De fato quando vemos uma cruz lembramos que ali morreu alguém,porém quanto a cruz de Cristo devemos nos lembrar que ELE morreu mas ao terceiro dia ele ressusitou (e está vivo em nossos corações nunca devemos esquecer isto) para nos dar a VIDA Eterna com Ele.Portanto,se lembramos da morte devemos lembrar também da ressureição de Cristo uma coisa está ligada a outra.Só um justo poderia morrer para nos dar a VIDA Eterna.A cruz de Cristo é simbolo de sofrimento e morte física mas de VIDA eterna com Cristo.Eis aí a diferença entre cruz de Cristo e cruz de beira de caminho.

Os comentários estão desativados.