Introdução à Soteriologia


Soteriologia é por definição é a parte da teologia que trata especificamente da salvação, conforme efetuada por Jesus Cristo. A palavra Soteriologia vem da palavra “sotérion” (soth,rion) que significa salvação; é relacionada, também com “sotér” (swte,r), salvador; e com “sozo” (sw,zw), salvar.

A doutrina da Salvação tem grande lugar na teologia e na prática ministerial, contudo não tem devida evidência na atualidade. O descrédito atual pelo conceito correto da salvação tem causado grandes problemas para a Igreja em geral. Em nossos dias a Igreja está centralizando suas atividades evangelísticas em entretenimento, sociabilidade, projetos sociais, contextualização, enquanto se esquece do primordial: “A salvação é pela Graça“. Não é suficiente conquistar multidões para dentro das paredes da Igreja, é necessário que o indivíduo reconheça que é pecador, separado de Deus e que por suas próprias forças não pode resolver seu problema, para que então possa entender a realidade da salvação.

Portanto concluímos que, para se compreender conceito correto da salvação, é necessário reconhecer sua miséria e necessidade de salvação e que apenas Deus, em sua Soberana Misericórdia, pode provê-la. Segue-se que, o conceito correto da salvação é fundamento em dois grandes ponto: Quem Deus é, e quem o Homem é. Uma compreensão incorreta de um dos pontos leva diretamente a conceituação é errada da salvação, e toda a prática ministerial é abalada. Assim, devemos ter muita cautela no estudo teológico da Salvação, pois disto depende nossa práxis ministerial.

“A religião cristã ensina, pois, conjuntamente aos homens essas duas verdades: que há um Deus, de que os homens são capazes, e que há uma corrupção na natureza, que os torna indignos desse Deus. Aos homens importa igualmente conhecer um e outro desses pontos; [pois] é tão perigoso para o homem conhecer a Deus sem conhecer sua própria miséria, como conhecer sua miséria sem conhecer o Redentor que dela pode curar. Um só desses conhecimentos faz, ou a soberba dos filósofos, que conheceram a Deus e não a sua própria miséria, ou o desespero dos ateus, que conheceram sua miséria sem Redentor”.

Blaise Pascal

“Qual é a heresia de Roma, senão acrescentar algo aos perfeitos méritos de Jesus Cristo, ou seja, trazer obras da carne,  para ajudarem na justificação? E qual é a heresia do arminianismo, senão acrescentar alguma coisa à obra do Redentor? Toda heresia, analisada com profundidade, se descobrirá aqui [na doutrina da salvação]”.

 Charles H Spurgeon

Nessa seção de Estudos vamos tratar de:

    • Na Queda um anúncio
    • Com Noé uma ilustração
    • Com Abraão um fato
    • Na Páscoa a sombra
    • Em Israel o resultado Imediato
    • Eleição Universal
    • Eleição Prevista
    • Eleição Incondicional