Sugestões de Melhoria na Comunicação


Segue abaixo algumas dicas para melhorarmos na comunicação desta mensagem, que é uma mensagem de vida ou morte.

A.    Identifique onde você é falho:

Sempre que você comunicar a mensagem para alguém, faça depois uma análise tentando identificar onde houve dificuldade na comunicação. Pode ser que encontre dificuldades em explicar alguns termos usados nas Escrituras (ex.: remissão, justificação, fé, etc.), ou então você fala rápido demais e a pessoa não consegue acompanhar a sua linha de raciocínio. Enfim, identificar as falhas ou dificuldades ajudarão a comunicar-se melhor e facilitar para que seja entendido. Muitas pessoas não melhoram sua comunicação porque vivem constantemente cometendo os mesmo erros.

B.    Provoque perguntas:

É importante que as pessoas expressem suas dúvidas através de perguntas. Quando estiver explicando algo e não ocorrem perguntas, ou você deve estar sendo um comunicador de primeira e a pessoa está compreendendo tudo o que diz; ou a pessoa não compreendeu nada por isso não faz perguntas; na verdade, ela até gostaria de fazer alguma, mas nem sabe o que perguntar. Ao expor o evangelho para alguém, sempre pergunte se ela está compreendendo, explique uma, duas, três ou quantas vezes for necessário. Incentive as pessoas a fazerem perguntas, a não guardarem suas dúvidas consigo.

C.    Mantenha a controle da situação:

Ao falar do evangelho, em algumas ocasiões podemos encontrar pessoas que querem saber de tudo sobre cristianismo, igreja, índios etc… e pouco querem ouvir sobre o plano de salvação, e tais pessoas tendem a manipular toda a conversa. É necessário manter o controle da situação a fim de que você consiga expor a mensagem que é essencial que ele saiba.

D.    Prepare-se bem para falar:

Um dos grande motivos que não somos entendidos é porque não nos preparamos para falar. Achamos que a mensagem é tão simples que não precisamos investir tempo estudando a mensagem, e isto é a principal causa da falta de clareza na hora da comunicação. Se a mensagem não está clara para mim, como vou ser claro ao transmiti-la? Sendo assim, separe os versículos básicos e estude-os, escreva-os novamente usando suas próprias palavras (tendo o cuidado para não alterar o conteúdo da mensagem), use ilustrações que poderão ajudar na compreensão do que deseja falar. Quando alguém se prepara para falar já encontra dificuldades em ser entendido, imagine alguém que não se prepara para falar tentando comunicar algo. Esteja de fato preparado para responder àqueles que pedirem a razão da esperança que há entre vós (1Pe 3.15).

E.    Transmita com entusiasmo:

Lembra-se da ilustração do vendedor que conhece bem o seu produto e mostra entusiasmo ao cliente? A mensagem deve ser transmitida com emoção, com sentimento, você está levando uma boa notícia para a pessoa, e uma boa notícia é transmitida com entusiasmo. Todo cristão é um comunicador da mensagem de Jesus Cristo em potencial. A maioria só precisa ser instruída em como aprimorar a sua comunicação. Não existe um só comunicador que seja perfeito por natureza, exceto o próprio Cristo.

Um comentário sobre “Sugestões de Melhoria na Comunicação

  1. Pingback: Melhore sua Evangelização « Scripturae Lectionarium

Os comentários estão desativados.