Descanso de Verdade


Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso – Mateus 11.28

Não sei quanto a vocês, mas eu estou cansado. Depois de meses de trabalho intenso, estamos próximos do fim de mais um ano, e muitos de nós ainda tem muito trabalho por fazer. Por isso, não é incomum nessa época do ano encontramos pessoas exaustas de tanto trabalhar e sobrecarregadas pelo trabalho.

A essas pessoas o verso acima pode ser um grande consolo, afinal Jesus garante que aqueles que estão cansados e sobrecarregados Nele encontrarão descanso. Mas, de que tipo de cansaço e descanso Jesus está falando? Será que Cristo está a nos prometer apenas tranqüilidade aqui? Acho que observar alguns detalhes nesse texto nos ajudará a entendê-lo melhor:

25 Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Observe que tal convite feito por Jesus acontece num contexto de reconhecimento da sabedoria de Deus, que por seu agrado (v.26) resolveu ensinar os simples (v.25) as verdades importantes como o reconhecimento do Filho e o conhecimento do Pai (v.27). Note também que Jesus demonstrou que Ele mesmo pode revelar o Pai a quem quiser. Ou seja, ao que o contexto indica, Jesus está falando da Vida Eterna, que consiste em conhecer a Deus Pai como único e verdadeiro Deus e a Jesus Cristo, o Filho de Deus (Jo.17.3).

Portanto, ao se dirigir a pessoas cansadas e sobrecarregadas, Ele não está pensando nas pessoas com muitos afazeres cujas energias já se esgotaram: Ele tem em mente aqueles que pela religião já se cansaram de cumprir exigências sem fim para alcançar sua libertação, ou aceitação divina. Ele se dirige a pessoas que gostariam de conhecer a verdade, mas que pela imposição religiosa estavam sobrecarregados pela obediência de leis sem fim (Mt.23.3-4).

Ele se dirige a você que gostaria de conhecer a Deus e desfrutar de Deus os benefícios da Vida Plena e Eterna que Ele oferece, e Ele garante que você encontrará descanso para sua alma (v.29). O descanso prometido por Cristo é possível, pois não exige o cumprimento de leis para a sua libertação e Ele mesmo se coloca ao seu lado para levar o jugo (v.30). Jesus se dirige a pessoas que já sofreram em sua jornada com a imposição das religiões e oferece liberdade.

Se esse é o seu caso tenha em mente que conhecer a Jesus Cristo como Salvador pode produzir a verdadeira liberdade, seja dos seus próprios equívocos (Jo.8.32), seja da hipocrisia da religião (Gl.5.1). E melhor, Ele é o único que pode dar à sua alma verdadeiro descanso.

Por isso, hoje também convidamos todos os que estão cansados da hipocrisia da religião e sobrecarregados com tantas regras religiosas, para que conheçam a Jesus Cristo como Salvador, Libertador e único que pode oferecer descaso a sua alma.

Caso seja esse o seu caso, deixe-nos um comentário, pois gostaríamos de conversar mais com você.

Que Deus os abençoe ricamente,

Marcelo Berti

Um comentário sobre “Descanso de Verdade

Os comentários estão desativados.