Presentes de Natal


Como de costume no Teologando, no natal sempre oferecemos aos leitores do blog um presente especial. Em 2010 resolvemos colocar todos os ebooks do editor do blog em um novo formato mais acessível. Essa é uma forma de agradecermos a vocês pela participação nesse ministério e pelo modo como tem contribuído para a os escritos do blog com seus comentários. Diante da gratidão que temos, agradecemos a todos os leitores e a vocês oferecemos esse novo recurso.

Para acessar os livros, clique nos títulos ou nas figuras

Bom Proveito!
Marcelo Berti

1. Desenvolva sua Evangelização

Em função de um curso de Treinamento oferecido aos participantes do Ministério Pesca da Igreja Batista Cidade Universitária, o autor deste blog achou interessante publicar parte dos seus esforços aqui na espectativa e esperança de que possam ser também úteis a outros que também gostariam de ensinar sobre, ou que gostariam de saber algo mais sobre esse privilégio-responsabilidade que temos como cristãos.

2. Introdução à Antropologia

A antropologia, por definição, nada mais é do que o estudo do homem.  Entretanto a Antropologia bíblica difere-se da Antropologia científica em fundamento, abordagem e propósito.

3. Introdução à Hamartiologia

A doutrina do pecado é uma das mais importantes doutrinas da teologia crista, pois ocupa-se a ressaltar a condição que o homem está em função do pecado, demonstrar sua impossibilidade em agradar a Deus, com o objetivo de demonstrar que o homem está perdido e abismado em relação a Deus, e que, sozinho não pode fazer nada para alterar essa realidade.

4. Introdução à Soteriologia

A doutrina da Salvação tem grande lugar na teologia e na prática ministerial, contudo não tem devida evidência na atualidade. O descrédito atual pelo conceito correto da salvação tem causado grandes problemas para a Igreja em geral. Em nossos dias a Igreja está centralizando suas atividades evangelísticas em entretenimento, sociabilidade, projetos sociais, contextualização, enquanto se esquece do primordial: “A salvação é pela Graça.

5. Questões Introdutórias de 1João

A primeira epístola de João e a epístola aos Hebreus são as únicas epístolas do Novo Testamento que não tem indicação de autoria no próprio texto, o que as torna bem particulares. Normalmente o local mais apropriado para se buscar informações sobre a autoria de uma epístola é na própria carta, pois espera-se que o autor identifique-se a quem escreve.

6. Questões Introdutórias de Atos

O livro de Atos é a continuação do esforço literário histórico-doutrinário-apologético que Lucas enviou a fim de explicar a vida e a significação do ministério de Jesus, o Cristo, como o seus propósitos, a sua vida e as suas atividades foram continuadas por meio do Espírito Santo, nas pessoas dos apóstolos do Senhor Jesus, e depois através dos seus convertidos, na igreja cristã primitiva.

7. Questões Introdutórias de Efésios

Antes de qualquer comentário exegético ou teológico, é necessário conhecer alguns aspectos anteriores com respeito a essa epístola. Assim, demonstrar-se-á dados a respeito do autor, da localidade a que escreve, bem como os problemas subseqüentes de ambos. Isto uma vez feito, ressaltar-se-á fatos gerais da epístola que marcam o propósito pelo qual o autor escreve o que escreve, enquanto destacar-se-á o conteúdo desta.

8. O que dizer da versão saídica de Jo.1.1?

O argumento das Testemunhas de Jeová é que a versão copta saídica, que foi produzida por volta do terceiro século, representa o modo correto de como  o texto grego de Jo.1.1c deve ser traduzido, pois a lingua copta saídica foi o primeiro idioma para o qual o NT foi traduzido que trazia a o artigo indefinido em sua gramática. Mas, será que essa afirmação está correta? Existem outras evidêncas que poderiam ser consideradas nessa questão? Os tratados teológicos dos primeiros cristãos poderiam ser considerados nesse levantamento de evidências?