Natureza das Alianças Divinas


Artigo publicado pelo editor do Teologando a partir de sua reflexão ao livro Cristo dos Pactos de O. Palmer Robertson feito em 2005 para o curso Obra Redentora, ministrado pelo mesmo.

Cristo dos pactos-gA intenção do presente capítulo é expor uma definição consistente de Alianças. Duas exigências são estipuladas: Que a definição seja, ao mesmo tempo (1) Abrangente o suficiente para abranger os dados da Escritura e (2) E singular quanto necessário para se aliar com a integridade da história bíblica.

1. A Aliança é um Pacto

Nada está mais perto do conceito bíblico de aliança que a imagem de um laço inviolável” (pp.10). Segundo o autor o estudo léxico do termo “berit” tem se tornado inconclusivo para obtenção de um significado plausível para o sentido da palavra.

Noth é a favor da sugestão de que ‘aliança’ deriva do acadiano birit, que se relaciona com a preposição hebraica “beit” “entre”. Ele elabora um processo de passo-multiplo pelo qual o termo atingiu independência adverbial por meio da frase “matar um asno de entre meio”, assumiu o sentido de “meditação” que conseqüentemente requerei a introdução de uma segunda preposição “entre” e, finalmente, evoluiu para a palavra normal ‘aliança’, que poderia ser usada com outros verbos além do verbo ‘cortar’ (entre)” (pp11 nota de rodapé).

O uso contextual do termo nas escrituras indica, de maneira razoavelmente consistente, o conceito de ‘pacto’ ou ‘relacionamento’” (pp.10-11). A idéia de pacto deve ser somada a idéia de relacionamento, visto ser aplicada assim nas escrituras, onde ou o  homem ou Deus faz alianças. O ponto alto da aliança é destacado por McCarthy, que diz nas palavras de Palmer Robertson: “…é a inter-relação pessoal de Deus com o seu povo que está no coração da aliança” (pp11 nota de roda pé).

2. A Aliança é um Pacto de Sangue

A idéia de Pacto de sangue expressa o caráter de absoluto compromisso entre Deus e o homem. Talvez seja desse ponto que se note a possibilidade de que a aliança implique em obrigação. Contudo, não podemos confundir significado e implicação. O significado permanece inalterado diante das aplicações que lhe cabem. Portanto, afirmar que o significado básico de berit seja um pacto, aliança somado ao conceito de relacionamento permanece mais consistente, apesar de suas implicações. Logo, absoluto compromisso e obrigação podem ser aplicados sem que a essência do significado de berit sejam perdidos.

Em iniciando alianças, Deus jamais entra em relação casual ou informal com o homem. Em lugar disso, as implicações de seus pactos estendem-se às ultimas conseqüências de vida e morte” (pp.13). Para explicar esse conceito apresentado, Robertson discorre sobre a realidade do casos bíblicos em que está em cena o termo e o conceito de aliança. Como demonstra, com muitos outros detalhes, existe estreita ligação entre o conceito de “cortar” e estabelecer uma aliança, chegando a sugerir que signifique “cortar uma aliança”. De onde surge tal ligação? Robertson explica que “a medida que se faz uma aliança, animais são ‘cortados’ em cerimônia ritual. O exemplo mais claro deste procedimento nas escrituras acha-se em Gênesis 15, no tempo em que foi feita a aliança abraâmica” (pp.15). Dessa forma, podemos dizer que a aliança foi “feita” ou “cortada”. A explicação mais correta seria que a “divisão dos animais simboliza um ‘penhor de morte’, no momento de compromisso da aliança. Os animais desmembrados representam a maldição que o autor do pacto invoca sobre si mesmo caso viole o compromisso que fez” (pp.15) (cf. Jr.34.18-20). Por isso, diz-se que uma aliança é na verdade um pacto de sangue, um pacto de vida ou morte. Essa definição está em consonância com Hb.9.22.

3. A Aliança é um Pacto de Sangue Soberanamente Administrado

Em relação às Alianças estabelecidas entre Deus e o homem, não existe negócio nem barganha, mas, apenas o Senhor Soberano, que dita as exigências e termos de sua Aliança. A idéia de administração soberana e aliança parece muito própria, visto reconhecer o controle de Deus sobre suas Alianças e considera-lo com aquele que, não apenas estabelece, mas efetiva no tempo que quer, conforme Seu querer.

____________________________________________________

Um comentário sobre “Natureza das Alianças Divinas

Os comentários estão desativados.