União Hipostática


União Hipostática from Marcelo Berti on Vimeo.

Nessa aula trataremos tanto da humanidade quanto da divindade de Cristo, e nossa intenção é responder a pergunta: Jesus Cristo é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus?

Pretendemos apresentar algumas heresias antigas a respeito da pessoa de Cristo, a definição da União Hipostática e a declaração das escrituras a respeito da pessoa única de Cristo.

Nossa definição de União Hipostática é a que segue: “É a expressão que descreve a existência de duas naturezas, humana e divina, juntas e sem mistura, na pessoa única de Cristo, de modo que a divindade não violou sua humanidade e nem a humanidade detratou sua divindade

Na próxima aula, trataremos da doutrina do auto-esvaziamento de Cristo, também conhecida como doutrina da Kenosis.

4 comentários sobre “União Hipostática

  1. Estava outro dia refletindo sobre isto, a partir de uma aula sobre as mulheres que fazem parte da genealogia de Jesus. Algumas delas eram tão imperfeitas, que entendi como uma forma de Deus demonstrar a real humanidade de Jesus permitindo esse emaranhado de origem. Por outro lado, a Sua divindade é tão patente, que, ainda que tendo, humanamente, origem de gente tão pecadora, foi perfeito em toda Sua vida aqui no mundo.

    1. Juscelino,

      Excelente observação! Aquele que é nascido de Maria (uma mulher especial, mas tão mulher-humana como qualquer outra) é de fato Emanuel (Deus conosco). Como Paulo clarificou de uma vez por todas ao dizer: “Nele habita CORPORALMENTE a plenitude da divindade“.

      Grande abraço mestre,
      Marcelo Berti

  2. Marcelo, obrigado pela excelente apresentação! Quando aceitamos que Jesus é plenamente humano e plenamente divino estamos prontos para estudar todo o contexto histórico que cercou Sua passagem pela Terra, sem que isto ameace de qualquer modo a fé em Sua missão salvífica. Deus é o Senhor da História.
    Um abraço,
    João Azevedo

  3. Pingback: Curso de Cristologia « Teologando

Os comentários estão desativados.