Vamos às Ruas #MudaBrasil


brasil

Por Pedro Pamplona

Como vocês (eu espero) estamos acompanhando toda essa movimentação estudantil e da população em geral que está acontecendo no Brasil. Ficamos felizes por o movimento de São Paulo ter influenciado várias cidades a se levantarem em protestos contra a alienação, exploração, e falta de investimentos importantes no nosso país. Não quero aqui noticiar nada e nem avisar onde os protestos vão acontecer, o Facebook está cheio disso. E também agradeço as redes sociais por nos proporcionarem notícias que a TV não mostra. Quero aqui me posicionar como cristão em relação a tudo isso que está acontecendo nas ruas brasileiras. Pra começar, não vejo problema nenhum em sair as ruas para protestos e passeatas, mas precisamos fazer isso debaixo da influência primeira de Jesus e daquilo que Ele nos ensinou. Então quero lembrar de suas palavras no início do sermão do monte com as bem aventuranças. Elas nos guiarão a como participar desses movimentos debaixo da vontade de Deus, vamos lá!

“Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados.” Provérbios 31:8-9

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3)

Não importa qual sua classe social. Não importa se você é rico ou pobre. A humildade de espírito é o que vale nessas horas. Não saia pra rua pensando que você é o grande revolucionário que vai mudar o mundo. Jesus é! Não pense que você é melhor que ninguém porque simplesmente está segurando um cartaz na rua. Não se encha de orgulho como se você fosse resolver tudo no grito. Se coloque em humildade e sabendo que existem pessoas boas envolvidas de todos os lados. Reconheça seu papel como representante do Reino e trate bem todas as pessoas. Não faça nada para aparecer no Facebook. Não saia por você, saia pelos outros.

“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5:4)

Se você fica triste ou indignado com a situação do nosso país acredito que você está no caminho certo. Chorar pela injustiça, pelo sofrimento do povo, pelos crimes cometidos e pela indiferença do poder público é o que nós devemos fazer. Jesus nos deixa uma mensagem de consolo, nos deixa um apoio para chorarmos sim quando for preciso. Esteja sobre o consolo do Espírito. Não busque seu consolo ou vingança nos protestos, descanse e chore primeiro com Jesus. Não saia com o coração pesado, corra para Jesus antes de correr para a rua!

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5) “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9)

Coloco esses dois juntos para enfatizar ainda mais e talvez sobre todas as outras coisas: façam tudo com PAZ. Nós como cristãos devemos seguir o Jesus que fez uma revolução sofrendo, morrendo e sem revidar. Nossos atos devem promover sempre a ordem e a paz. Protesto com violência, bagunça, desordem e ofensas morais não é lugar de cristãos. Sei que as vezes a revolta é grande, mas não mudaremos nada pela espada. Não se envolva com a violência, nós filhos de Deus somos chamados por Jesus não só para vivermos em mansidão e paz, mas também para promovermos a paz!

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5:6)

Não pense que é pecado sair às ruas. Jesus saiu! E promete que aqueles que tem fome e sede de justiça serão saciados! Agora atenção, busque a justiça de Deus e não dos homens. É dessa justiça que Jesus está falando. Lute por justiça aqui e agora, mas coloque suas esperanças finais na justiça eterna de Deus sobre o pecado. Busque lutar por aquilo que Deus também luta contra. Seja justo e busque justiça. A Igreja deve lutar por justiça com mais justiça ainda.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7)

Seja misericordioso com a oposição. Tenha compaixão dos políticos e da polícia. Tenha em mente que eles também precisam de Jesus assim como eu e você. Oração é a palavra aqui. Ore pelo movimento, mas também ore por nossas autoridades e policiais. Demonstre amor por eles. Apresente de alguma forma nossa esperança eterna para eles. Tenha misericórdia daqueles que são pecadores como nós.

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5:8)

Antes de limpar o Brasil limpe seu coração. Antes de protestar contra o governo proteste contra você mesmo! Aquele velho clichê, seja a mudança! Não saia pra rua sem antes tratar da sua vida. Não saia pra lutar contra a indiferença se você não se importa com o próximo do seu lado. Não saia pra rua sem antes cuidar de você. Lute por aquilo que você vive de verdade. A santidade da Igreja é capaz de mudar a cidade e o mundo. Santidade em tudo!

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mateus 5:10-12)

Se você estiver lutando pela causa certa, com a justiça certa, da lado de Cristo não se importe com a perseguição. Esteja firme e até se alegre nela. O sofrimento aqui é incomparável com a glória que nos espera no reino dos céus. Saia para a rua sabendo que lhe perseguirão ainda mais por causa do nome de Jesus, mas não tenha medo de levar seus valores junto. Talvez até quem estiver do seu lado no protesto estará perseguindo você por sua fé. Fique firme, sogra pelo evangelho e por aqueles que precisam, mas não esconda sua fé! Nosso galardão está guardado em Cristo. Lutemos aqui sabendo que nossa recompensa vem dos céus, aleluia!

Sal da terra e luz do mundo

Quero terminar citando Jesus ainda na continuação do sermão e pedir em oração que se você estiver pensando em sair às ruas pense em tudo o que Jesus ensinou e que você representa acima do Brasil o reino de Deus. Amém?

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:13-16)

Soli deo gloria!