Nos Braços do Leão


CARLOS OSVALDO PINTO*

– Mestre por Excelência (23 de Janeiro 1950 – 15 de Outubro 2014)

Eu nunca fui um bom aluno, e disso o Carlos Osvaldo sabia muito bem. Foi no primeiro dia de aula que eu ouvi uma de suas teorias sobre o aprendizado: “O interesse do aluno pelo conteúdo da matéria é inversamente proporcional à distância do mesmo ao professor“. Bom, eu estava na última cadeira, no lugar mais distante do mestre possível.

Quando leu meu primeiro trabalho, ele graciosamente me deu nota 7, o suficiente pra passar e o necessário pra educadamente dizer: “Ainda falta muito, meu caro“. Entretanto, no restante do meu tempo no Seminário me esforcei ao máximo para poder conseguir uma nota maior do que essa.

Foi dele que ouvi: “Eu vou esticar vocês“. E foi o que ele fez. O processo foi dolorido, mas o resultado valioso. Por causa dele acabei me apaixonando pelo estudo das escrituras. Por causa dele decidi fazer o mestrado e dar sequência ao estudo teológico.

Mas, nenhuma das suas aulas me marcaram mais do que uma das conversas que tivemos em seu escritório. Nesse dia eu já era aluno do mestrado, mas ainda não tinha tido a oportunidade de agradece-lo pessoalmente pelo investimento em minha vida. Também precisava pedir perdão pelas tantas vezes que o desapontei e machuquei com minhas atitudes enquanto aluno no seminário. Depois de pedir perdão, com lágrimas nos olhos ele me disse: “Meu caro, sempre tive apreço por você. Hoje tenho respeito“.

Ele foi um dos instrumentos que Deus usou na minha vida para me ‘esticar’. O seu conhecimento e sua incrível capacidade mnemônica certamente foram usados por Deus para impactar seu seus alunos. Mas, no fim das contas, foi sua atitude de servir seus alunos o instrumento que Deus usou para marcar seus alunos para a eternidade. Foi assim comigo. Deus o usou imensamente na minha vida.

Mestre por excelência, o COP costumava terminar suas cartas com a famosa frase: ‘Nas garras e na graça do Leão‘. Mas, hoje ele não precisa mais dizer isso. Hoje ele está nos braços do Leão! E que saudade temos dele…

“Homens dos quais o mundo não era digno” (Hb 11;38a)

[Para ler um dos seu artigos, clique aqui]

COP1

* Homem de experiência internacional, com estudos de pós-graduação em Antigo Testamento, teologia e hermenêutica no Seminário Teológico de Dallas (EUA), foi Chanceler da Organização Palavra da Vida e também professor de exegese e teologia bíblica no Seminário Bíblico Palavra da Vida, onde ensinou hebraico, grego e teologia por vários anos.

Um comentário sobre “Nos Braços do Leão

  1. Pr. Marcelo Ferreira

    Foi emocionante ver o impacto da vida do amado professor sobre tantos servos de Deus. Carlos Osvaldo foi ao mesmo tempo gente comum e homem genial. Humano, mas também santo. Uma perda imensa para nós, um ganho para ele, que está com Cristo. Ouvimos sobre seu sorriso, seu abraço, sua humildade moldada em barro e seu amor pelas Escrituras. Seus valores marcaram nossas vidas, como alunos. Sua esposa e filhas credenciam uma vida de piedade no Senhor. Agora o professor segue como sempre quis, definitivamente aos pés do Mestre, nos braços do Leão. Que o Senhor abençoe a família, o SBPV e cada um de nós que carregamos as marcas de seu investimento espiritual.

Os comentários estão desativados.