Na saúde ou na doença


Aprendendo o segredo de viver contente em toda e qualquer situação – Filipenses 4:12

Um dos grandes desafios da vida cristã é aprender a viver contente em toda e qualquer situação. O aprendizado do contentamento exige a maturação do tempo e a experimentação da vida. O contentamento que independe das situações é forjado por Deus na vida dos Seus filhos em tempos de dificuldade, muito embora seja necessário em todas as ocasiões.

O termo usado por Paulo para descrever o contentamento é ατάρκης (gr. autarkës), um termo que não acontece nenhuma outra vez em todo o NT. O sentido do termo em sua origem era de auto-suficiência, e como tal era usado para descrever independência. Entretanto, Paulo o usa para descrever sua confiança na provisão divina (v.13), e com isso demonstra que o contentamento cristão não é baseado na auto-suficiência, mas na dependência do Deus que cuida e sustenta Seus filhos.

Ao comentar esse verso William Barclay conclui que “Paulo poderia enfrentar qualquer coisa, porque em todas as situações que ele tinha Cristo; aqueles que andam com Cristo podem lidar com qualquer coisa“. Essa é a confiança que temos em Cristo: Com Ele podemos lidar com qualquer situação, pois sempre O temos conosco.

É com essa confiança que pretendemos enfrentar essa nova etapa da nossa vida.

Amanda Franchini Berti
Amanda Franchini Berti

Há cerca de quatro meses a Amanda (minha esposa) começou a sentir um incomodo na mama direita que aos poucos foi nos deixando preocupados. Há cerca de aproximadamente um mês, após uma longa seção de consultas e exames, nós recebemos a notícia de que não havia nada errado com a saúde da Amanda. Nós celebramos, comemoramos e agradecemos a Deus pelo livramento. Infelizmente, entretanto, os sintomas que nos preocupavam não diminuíam.

Foi então que o médico que acompanhava a Amanda sugeriu novos exames que vieram a diagnosticar que algo estava de fato errado com sua saúde. No resultado da ressonância nós descobrimos que o tumor encontrado na mama direita da Amanda era  possivelmente maligno. Conhecendo o histórico familiar da Amanda, o médico prontamente nos encaminhou para um oncologista.

Nessa terça-feira (9/12) a Amanda foi submetida à biópsia e ontem (11/12) nós recebemos a notícia de que a Amanda está com câncer. Segundo nosso oncologista, o procedimento mais seguro no caso dela seria a mastectomia. Antes de confirmar o procedimento, entretanto, ele recomendou um exame de DNA que verificaria a existência de alguma irregularidade com os genes BRCA1 e BRCA2. Caso tal irregularidade seja constatada, então a sugestão dele seria a mastectomia dupla preventiva.

Certamente nossos próximos dias não serão fáceis, mas nós estamos aprendendo a viver contentes em toda e qualquer situação. Nós sabemos que Cristo está conosco e que com Ele podemos enfrentar situações difíceis. Sabemos que Cristo manifesta Seu cuidado através de Sua graça e de Sua igreja, e que Ele também não hesitará em manifestar Seu amor em nossas vidas, independente das dificuldades que temos a enfrentar.

Por isso, junte-se a nós em oração pela Amanda. Nós acreditamos que Deus é maior e mais belo que nossa luta, e que com Ele podemos desfrutar do melhor de Sua graça, mesmo quando a situação é preocupante e assustadora. Apesar de tudo, Ele está conosco e com Ele podemos enfrentar essa situação.

Em suas orações, lembrem-se também do Nathan e da Melissa, que apesar da pouca idade já puderam perceber a gravidade de situação. Nós não conseguimos mensurar como ou quanto os pequenos eventos dessa aventura tem afetado nossos filhos, mas nosso desejo é que possam aos poucos conhecer a Graça do nosso Deus.

Orem também por mim, afinal essa é minha última semana de aulas e tenho as provas de encerramento de semestre na próxima semana. Na tentativa de ser um bom pai para as crianças e um bom marido para a Amanda, nesses últimos dias não tenho tido tempo para ser um bom aluno.

No mais, agradeçam a Deus por tudo o que tem feito por nossa família. Sabemos que Ele é bom e que cuida dos Seus filhos com amor paternal.

Um grande abraço,

Marcelo Berti

7 comentários sobre “Na saúde ou na doença

  1. Vânia

    Oi Marcelo! Que situação difícil a de vocês! Sabemos que Deus é soberano e toma conta, como você mesmo escreveu. Minha oração é que vocês se sintam debaixo das asas dEle, que o consolo e a paz de Jesus sejam presentes em sua família todos os dias! Ele nunca nos abandona! Obrigada por dividir esse assunto conosco.
    Beijos
    Vânia Wey – (sou sua prima, sim)

  2. Querido Marcelo, meu irmão, Deus te fortaleça segundo a Palavra por ti compartilhada. Estaremos orando em todos os nossos pequenos grupos por você, a Amanda, o Nathan e a Melissa. Que o Senhor te fortaleça, mediante o Seu Espírito, no homem interior e assim habite Cristo no teu coração.

  3. luiz castilho

    Que a graça do nosso Senhor Jesus e que o amor do Pai e a consolação do Espírito Santo estejam com os irmãos nesse momento tão difícil. Senhor Deus abençoa essa família e que em nome do Senhor Jesus essa doença seja vencida para honra e glória do seu nome, amém!

  4. runakoolugbenga

    Marcelo:
    Morei em Roraima na década de 80. Conheci o trabalho de evangelismo entre os Yanomamis no noroeste de Roraima [Auaris] , num Pelotão de Fronteira [ fui o 1º comandante lá]. Hoje estou aposentado e moro em Uruguaiana/RS. Sou evangélico e conheci seu blog pesquisando Isaias.Sou formado em Teologia [Fac Teológica Batista Central de Brasília]. Vou continuar te acompanhando. Congrego aqui na Igreja Cristo Vive [Ministério Pastora Cátia Molina ]. Um abraço e que DEUS possa estar os abençoando , a ti , teus filhos e em especial tua esposa. Em Cristo Jesus! Renato Sólon Indá

Os comentários estão desativados.