Humano como o homem deve ser


O ser humano para ser humano precisa tornar-se. Ele não é o que foi nem será o que deve ser. Ele é o que não quer e não quer o que deveria, e pra piorar ser humano mesmo ninguém quer. Ser humano somos todos, não apenas alguns. Ser humano somos todos, mas humano mesmo não há nenhum.

Mas ele era diferente. Era simples. Um carpinteiro pobre sem instrução. Mas era humano como o homem deve ser.

Com ele não existem pobres, ricos, homens ou mulheres. Existe apenas uma nova humanidade, um coletivo de gente como a gente que aprende com ele o que significa ser humano. De acordo com ele, homem mesmo é aquele que é como uma criança, ricos são os pobres, fortes são os fracos, abençoados os desprestigiados, por que para ser humano ter não é necessário, basta apenas ser como ele mesmo foi.

Durante sua vida, nem poder nem status teve ou buscou; não teve bens e jamais os acumulou. Foi chamado de glutão e beberrão, amigo de prostitutas, doentes e traidores. Mas com isso ele nunca se importou. Dedicou sua vida para demonstrar o que significa amar e servir os homens, a ponto de dar-se a morrer para provar o ponto.

Por ele sou chamado para ser diferente, para ser simples, simplesmente humano, não de acordo com o ser humano, mas em conformidade com ele, que é humano como o homem deve ser. E como diria Leonardo Boff, “humano assim como Ele foi, só poderia ser Deus mesmo.”

HUMANO

2 comentários sobre “Humano como o homem deve ser

  1. Thiago Souza

    Muito bom o texto! Gostei muito do primeiro parágrafo. Todo o texto mostra de maneira eficaz como Jesus viveu de forma a honrar o projeto do Pai para o homem, e como sua vida nos convida em tudo a tornar a este mesmo projeto pela ação do Espírito! Parabéns!

Os comentários estão desativados.