Exegese e Tecnologia: Um guia para o estudante das escrituras


Estudar teologia sempre foi uma tarefa desafiadora. Exige-se muito tempo, muito esforço, muita dedicação, mas nada se compara com o trabalho necessário para se fazer uma exegese bem feita. A própria natureza da exegese fez com que essa atividade teológica fosse relegada a poucos. Também pudera: A aptidão para investigar detalhes linguísticos, léxicos, gramaticais, sintáticos, morfológicos ou ainda a constituição literária, estrutural de determinado texto exigia do teólogo uma dedicação sobrehumana, que além do conhecimento técnico da empreitada, exigia ainda o acesso a livros caros, pesados e de difícil manuseio. Não é à toa que são poucos os que realmente se dedicam a essa atividade teológica.

Entretanto, com o avanço tecnológico, a nossa geração tem acesso a informações mais rápido e de modo mais preciso do que todas as outras gerações de teólogos do passado. Um estudo de vocábulo que no passado exigiria do estudante uma visita à biblioteca, a seleção de bons léxicos, concordâncias, dicionários e comentários, que seriam todos utilizados manualmente, nos nossos dias está a um clique de distância. Basta ter a ferramenta certa. E não são poucas as ferramentas disponíveis para auxiliar o exegeta na tarefa da exegese. Entre ferramentas pagas e gratuitas, são várias as ferramentas que merecem ser conhecidas, estudadas e utilizadas no estudo exegético. Infelizmente, entretanto, são poucos os que conhecem as diferentes ferramentas disponíveis para o estudo das escrituras, e também são poucos os que conhecem as diferenças entre as ferramentas disponíveis no mercado. Por isso, nesse post, pretendo apresentar as ferramentas que frequentemente uso, para que o leitor possa conhecer e usar no seu estudo pessoal.

1. Ferramentas Gratuitas

São muitas as ferramentas gratuitas disponíveis na internet, e eu ja tive a oportunidade de usar várias delas. Entre softwares e sites, separarei os mais importantes e mais eficientes (que conheço, é claro):

A. Websites

O primeiro website que vale a pena conhecer é o Lumina. Esse é um dos meus sites favoritos. Esse site funciona como um aplicativo e permite que o usuário utilize sete versões em inglês das escrituras além do texto grego ou hebraico. No texto grego/hebraico o usuário pode verificar, o sentido e o uso do termo contextualmente apenas passando o mouse sobre a palavra pesquisada. Além disso, o site também oferece notas da NET Bible que contém notas explicativas de crítica textual, análise léxica, morfológica, gramatical e teológica. De modo complementar, o site também lista artigos publicados no Bible.org que fazem referência ao texto analisado e ao comentário do dr. Thomas Constable, que é um dos poucos comentários completos das escrituras que une aspectos acadêmicos da pesquisa com questões pastorais e ministeriais. De uso fácil, esse site coloca a disposição do estudante uma série de informações críticas sobre o texto estudado. Evidentemente o site não oferece análises exaustivas em todos os versos, mas apresenta uma boa discussão sobre os principais pontos de atenção do texto estudado.

Outro website bem interessante é o Bible Hub, que contém diversas ferramentas para auxiliar o estudante em sua pesquisa. Nesse site, além de diversas versões da bíblia, incluindo a versão João Ferreira de Almeida Atualizada, o estudante tem acesso a uma série de comentários gratuitamente. No Bible Hub o estudante também pode comparar diferentes edições gratuitas do texto grego e verificar como essas versões apresentam o texto do NT. Entre os comentários disponibilizados, o estudante pode consultar gratuitamente o Biblical Illustrator, Pulpit Commentary Series, Treasury of Scripture Knowledge entre outros comentários igualmente antigos e de domínio público. O texto grego e hebraico é taggeado de tal forma que o estudante possa ter acesso a identificação e definição do termo apenas passando o mouse sobre o termo pesquisado. Com um clique, o site direciona o estudante para um dicionário bíblico onde ele pode conhecer um pouco mais sobre o sentido e o uso do termo. Infelizmente, o dicionário padrão no site é o Strong’s, que apesar de ser um dos mais utilizados dicionários bíblicos, é uma ferramenta dispensável no estudo exegético sério. O site também permite que o estudante tenha acesso ao Thayer’s Lexicon, que é incomparavelmente melhor que o Strong’s, mas ainda é uma ferramenta largamente desatualizada.

Outros websites semelhantes ao Bible Hub são o BibleGateway, BibleStudyTools e o StudyLight. A principal diferença entre eles são os comentários, versões, dicionários e léxicos que cada site tem disponível. Todos eles oferecem o mesmo tipo de auxílio ao estudante que pode usar todos esses sites ao mesmo tempo e ter acesso a uma enorme quantidade de informação sobre um determinado texto com apenas alguns cliques.

Por fim, um site que vale a pena visitar é o Precept Austin, uma biblioteca virtual gratuita de comentários, mensagens e muito mais. Esse site, apesar de ter um look meio antigo, é sensacional. O responsável pelo site “linkou” tudo o que achou disponível de qualidade e gratuito online e colocou tudo em um lugar só. Nesse site o estudante pode usar a seção chamada Collections para acessar por livro bíblico dezenas e dezenas de comentários que podem ser lidos gratuitamente na internet. Como os comentários disponíveis são todos gratuitos, a grande maioria deles é bem antiga, mas alguns deles continuam excelentes, como por exemplo William Barclay, Henry Alford, Joham Bengel, John Calvin, W.A. Criswell entre muitos outros. A princípio o site é de difícil navegação, mas com o tempo o estudante encontrará uma riqueza teológica escondida nas profundidades da internet.

B. Softwares

e-Sword

e-swordex

São muitos os softwares gratuitos que auxiliam o estudante no estudo das escrituras, e como tal, já tive a oportunidade de conhecer diversos deles. O que que mais usei foi o e-Sword, um projeto audacioso que colocou em um só programa uma série de comentários gratuitos a disposição do estudante de teologia. O pacote inicial do programa vem com apenas algumas das ferramentas, que podem ser ampliadas quase que ad infinitum por outros desenvolvedores, como o Bible Support. Além das ferramentas disponíveis nos websites gratuitos, o e-Sword tem duas ferramentas que podem auxiliar e muito estudante: Um editor de texto integrado ao programa que permite ao estudante selecionar e colar direto dos comentários e outros livros informações importantes para o estudo da passagem, e uma ferramenta de pesquisa que permite ao estudante buscar palavras e frases em diferentes versões das escrituras. Como o texto grego/hebraico não está completamente taggeado, a ferramenta de busca é limitada a termos específicos e a expressões exatas. O programa ainda não é capaz de realizar buscas mais complexas, ou qualquer tipo de busca sintática, mas já oferece um grande avanço aos websites gratuitos. De fácil customização, o e-Sword foi um dos meus programas favoritos durante muitos anos.

theWord

In-the-beginning-was-The-Word_1

Outro programa similar a ao e-Sword que também vale a pena ser mencionado é o theWord. Além das ferramentas que o e-Sword oferece, o theWord tem alguns comentários mais recentes disponíveis para download. A equipe do theWord também oferece uma série de conteúdos pagos que podem ser adquiridos pelo estudante à medida que tem necessidade. Um desses é a série de comentários New International Commentaries, uma excelente série de comentários críticos que deveriam fazer parte da pesquisa do estudante das escrituras. Como acontece com o e-Sword, o theWord também conta com desenvolvedores extraoficiais que criam conteúdos para o programa, o que faz com que a biblioteca disponível de modo gratuito seja significativamente ampliada. O melhor desses sites é o theWord Modules, que contém uma quantidade quase infinita de comentários e outros livros de teologia. Infelizmente o theWord, assim como o e-Sword, realiza apenas pesquisas mais básicas, mas o estudante pode encontrar nesses dois programas materiais de excelente qualidade para o estudo das escrituras.

Olive Tree Bible Software

img_0122

Além desses, o estudante também pode usar o conhecido Olive Tree Bible Software (OTBS), que além de fazer tudo o que o e-Sword e theWord, pode ser usado em diferentes plataformas (iOS, Android, Kindle, Mac e PC). O OTBS tem traduções mais recentes disponíveis gratuitamente além de diversos livros de autores conhecidos, como D.L.Moody, John Knox, Robert Mounce, John Piper, R.A. Torrey e tantos outros. Infelizmente, o melhor conteúdo do programa é pago, e o estudante terá que desenbolsar uma boa quantia para ter acesso a algumas das ferramentas disponíveis para o programa. Ainda assim, como a biblioteca é vasta e são muitos os comentários disponibilizados para esse programa, o estudante pode se beneficiar da possibilidade de comprar aos poucos os livros que precisa. Infelizmente, alguns dos livros pagos nesse programa são gratuitos no theWord e e-Sword, por serem de domínio público. Outra limitação desse programa, é que as ferramentas de busca, mesmo na versão paga é bem limitada, e talvez em nada diferente das versões gratuitas do e-Sword e theWord.

C. Prós e Contras das Ferramentas Gratuitas

Em geral, as ferramentas gratuitas são limitadas, sejam na falta de condições de realizar uma pesquisa mais complexa, seja na atualidade dos materiais disponíveis para a pesquisa. Em geral, os módulos legais, são de livros que caíram em domínio público, o que faz que a reflexão apresentada esteja largamente desatualizada. Em alguns casos, seria como estudar as escrituras há pouco mais de dois séculos atrás. Isso não significa que os livros mais recentes são melhores, mas que os livros mais antigos não tem condições de lidar com questões que são importantes hoje, ou de apresentar evidências que foram recentemente descobertas ou ainda de lidar com questões atuais da linguística, gramática, sociologia e de tantas outras áreas do conhecimento que podem servir a reflexão teológica dos nossos dias.

Outro problema é que esses programas serve apenas como biblioteca virtual, e parte do trabalho e da pesquisa tem que ser feita manualmente. Embora os recursos digitais sejam ainda mais acessíveis que o material impresso, grande parte do trabalho continua sendo do estudante. Os programas gratuitos tem suas limitações técnicas, que dificilmente serão superadas ou equiparadas às capacidades de outros programas pagos. Outra limitação brutal é que todos, sem excessão, existem o conhecimento do inglês, pois são pouquíssimas as ferramentas produzidas em portugues, ou traduzidas para o nosso idioma.

Por outro lado, esses programas possibilitam que o estudante tenha acesso a uma biblioteca virtual que antes seria apenas possível se o mesmo morasse em um seminário. A quantidade de material disponível para esses programas e websites é incontável. Além disso, o estudante pode ter todas essas ferramentas ao mesmo tempo, e fazer uso de tudo o que cada um desses programas e websites oferecem gratuitamente e de modo complementar: O que não tem num, certamente tem no outro. Uma boa combinação desses programas dará ao estudante uma biblioteca teológica invejável.

2. Ferramentas Pagas

São muitas as ferramentas pagas, mas as três principais são: BibleWorks, Accordance e Logos.

A. BibleWorks

untitled

O BibleWorks (BW) é certamente a ferramenta com melhor custo benefício, apesar de seu preço inicial ser de $389,00 (dólares!). O pacote inicial oferecido pelo BW é o mais completo entre os outros programas pagos, e o mais barato. Caso o estudante queira comprar os mesmos livros e ferramentas dispoíveis no BW no Accordance ou Logos, ele precisará desembolsar muito mais do que o valor do BW. O que é legal no BW é que os desenvolvedores vendem o programa basicamente pagando o preço dos royalities das ferramentas que usam para oferecer a pastores e estudantes de teologia o melhor programa pelo menor preço possível.

O BW, diferente dos ´concorrentes,’ não é uma biblioteca virtual, mas um programa de exegese com o foco no texto das escrituras, o que permite que o estudante faça pesquisas complexas, sintáticas além de permitir o acesso a excelentes gramáticas gregas e hebraicas. Por exemplo, o BW já vem com a Greek Grammar Beyond the Basics (Daniel Wallace) e Biblical Hebrew Syntax (O’Connor, Waltke) taggeados para facilitar a pesquisa dos mesmos.

Além disso, o BW tem mais de 200 traduções disponíveis em mais de 40 idiomas, incluindo várias versões em português, além de mais de 50 versões dos textos originais das escrituras. Com essa ferramenta, o estudante consegue pesquisar com um clique o texto das escrituras no original, na sua língua materna e em tantas outras línguas que tiver interesse. Para missionários que trabalham com tradução, o BW é um tipo de ferramenta indispensável, pois além de oferecer possíveis traduções para cada termo em um determinado texto, ele também integra uma série de léxicos que ajudam o missionário a avaliar contextualmente o sentido do termo. Para pastores que precisam extrair do texto o sentido do mesmo para suas pregações, o BW oferece um rápido acesso a ferramentas sintáticas e morfológicas além de apresentar onde os Pais da Igreja usaram esse verso, mostrando o texto de cada um deles com apenas um clique.

Como o BW é uma ferramenta de pesquisa de alto nível, já vem com uma série de textos importantes para a exegese das escrituras, como por exemplo o Codex Leningrado taggeado com vogais, o Ralph’s LXX, o NA28, a Vulgata e tantos outros recursos (que podem ser vistos exaustivamente aqui). Na versão mais recente, o BW também integra cópias digitais de todo o conteúdo do Center for Studies of the New Testament Manuscripts e o aparato crítico do Center for New Testament Textual Studies.

O BW também incorpora importantes textos para o estudo das escrituras, como os escritos de Josefo (em grego e inglês), dos Pais Apostólicos (em grego e em inglês), os Targums que servem como referência para o entendimento de muitos dos textos das escrituras dentro e fora da tradição cristã, e com isso enriquece o estudo teológico do pastor, missionário e seminarista. Também tem a versão Sinóptica dos Evangelhos, que permite ao estudante analisar de modo paralelo os textos dos evangelhos sinópticos.

Ou seja, é uma ferramenta que coloca diante do estudante ferramentas e informações essenciais para o estudo das escrituras à distância de alguns cliques. As possibilidades estão em muito além das capacidade dos programas gratuitos e oferecem ao estudante condições de uma pesquisa mais aprimorada. Entretanto, é fundamental, senão necessário, que o estudante tenha conhecimento técnico mais desenvolvido para conseguir fazer uso das ferramentas que o programa oferece. Um estudante completamente leigo nas línguas originais ficará perdido com tantas possibilidades e provavelemente fará um investimento muito alto para deixar de usar as ferramentas de pesquisa que o programa oferece. O BW foi desenvolvido para pastores, missionários e estudantes de teologia que tem condições de lidar com o texto bíblico no seu idioma original. Para aqueles que apenas gostam da pesquisa teológica não irão encontrar no BW a melhor ferramenta.

B. Accordance

v11_illustration_RGB

O Accordance é sem sombra de dúvidas um programa entre o BW e o Logos, pois é tanto uma ferramenta para a exegese (como o BW), como também uma biblioteca virtual (como o Logos). Diferente do BW, o Accordance é vendido como diferentes coleções, sendo que a coleção básica custa apenas $59,90, o que faz do programa muito mais acessível que o BW. Entretanto, o estudante deve estar ciente que se quiser uma biblioteca no Accordance paralela àquela que o BW oferece, precisará investir mais que o custo do BW.

As diferentes coleções podem ser analisadas lado a lado (aqui) e o estudante pode planejar como pretende investir seus recursos. Entretanto, diferente do BW, o Accordance permite que o estudante compre somente o que gostaria de usar, a medida que sente necessidade (veja aqui). Por exemplo, são poucos os estudantes que querem iniciar seus estudos lendo Targums em Aramaico ou os Pais da Igreja em Grego, o que faz com que o BW seja pesado demais para o orçamento do estudante. Já no Accordance, o estudante pode comprar esses módulos apenas quando sentir que tais ferramentas lhes são úteis e necessárias.

O preço das coleções do Accordance são, sem dúvida nenhuma, mais acessíveis do que a compra dos mesmos produtos individualmente. Entretanto, uma biblioteca inicial para a exegese do texto bíblico custa $299,00 (Original Languages), e não é tão completa como aquela do BW. Entretanto, o estudante sempre pode ampliar sua biblioteca com tempo. O Accordance também oferece descontos para estudantes e professores, e permite que a compra seja feita em parcelas, o que não acontece com o BW.

No que se refere as capacidades desse programa, o Accordance não fica em nada atrás do BW. Alias, o sistema de pesquisa do Accordance é mais simples que o do BW. Pesquisas sintáticas complexas são realizadas com facilidade, e os resultados são em geral extremamente acertivos. No Accordance a customização é mais simples e eficiente e o acesso a informação mais organizado. O Accordance também vem com um app gratuito para iOS e nele o estudante pode colocar grande parte da sua biblioteca. É realmente útil e fácil de usar.

Entretanto, assim como o BW, o Accordance exige que o estudante tenha um conhecimento mais do que elementar das línguas originais para fazer um bom uso das ferramentas de exegese que o programa oferece. Entretanto, ao contrário do BW, o Accordance pode ser sua biblioteca virtual, na qual você pode adicionar centenas de comentários de excelente qualidade à medida que precisa ou pode comprá-los. Para aqueles que precisam de livros para estudar e gostam de ter sempre por perto seus livros, o Accordance é sem sombra de dúvidas uma opção melhor que o BW.

C. Logos Bible Software

1920x1080_2Logos

O Logos Bible Software é uma biblioteca virtual que também pode realizar pesquisas sintáticas complexas. O Logos se equipara em suas capacidades de pesquisa sintática com o BW e o Accordance, mas é o mais complexo dos três, e provavelmente o mais impreciso. Entretanto, as versões mais recentes do Logos tem sido atualizadas para realizar o que nenhum outro software faz: com o Bible Sense Lexical, o Logos permite que o estudante busque determinadas palavras e conceitos, mesmo quando a palavra não é utilizada em determinados textos. Utilizando um sistema reverso interlinear, o Logos pode pesquisar  conceitos além de apenas palavras específicas, como fazem os outros softwares.

O Logos certamente tem a maior biblioteca virtual e o que oferece o maior conjunto de ferramentas para facilitar o estudo das escrituras. O Logos tem um sistema automático de citações que já inclui a nota de rodapé quando o estudante copia e cola uma determinada frase de um livro em um documento de word, e faz a bibliografia também de modo automático. O Logos também tem ferramentas extremamente úteis para a pesquisa teológica, como um preparador de sermões, um guia exegético além de permitir que o estudante pesquise sua biblioteca inteira com apenas um clique.

O preço do Logos é certamente alto, se o estudante intentar comprar as coleções inteiras. Entretanto, o programa em si é gratuito, e o estudante pode adicionar os livros que quiser a medida que precisar. A ideia das coleções é oferecer ao comprador uma quantidade grande de livros por um preço mais acessível que se comprados individualmente. Entretanto, a maioria das coleções adiciona livros que o estudante jamais vai abrir, o que em alguns casos, é motivo suficiente para não comprar as coleções. Por outro lado, o Logos é o único dos programas que já tem uma coleção para estudos em português, que inclui 63 volumes, entre eles os livros do Carlos Osvaldo (Foco e Desenvolvimento do Antigo e Novo Testamento), além de uma série de comentários do NT. O Logos também está expandindo seu relacionamento com editoras brasileiras e pretende oferecer ainda mais livros no nosso idioma.

O Logos, por ter sido desenvolvido para pastores, oferece o suporte necessário para o estudante analisar um texto exegeticamente, mesmo que o estudante não seja um perito nas líguas originais. Com o Logos, o estudante pode verificar a estrutura do texto com apenas um clique, bem como estudar o sentido das palavras nos mais importantes léxicos disponíveis para o estudo das escrituras. Além disso, o programa oferece dicas, através de menus (tipo dropdown) para facilitar a pesquisa realizada e permitir que pessoas sem conhecimento técnico pesquisem em nível acadêmico termos e expressões no texto original.

Outra vantagem do Logos é que uma vez que o estudante tem sua versão gratuita e sua conta, o Logos mensalmente doa um livro da sua coleção, e em geral, os livros doados são bons e valiosos. Além disso, o Logos também oferece diferentes tipos de descontos. O estudante que quiser montar sua biblioteca virtual encontrará no Logos a melhor opção disponível.

D. Prós e Contras dos Programas Pagos

É evidente que os programas pagos são superiores aos gratuitos, mas cada um tem seus prós e contra. A única coisa que esses programas tem em comum é o fato de que o bom proveito da ferramenta é dependente do inglês. No que se refere ao BW o grande problema é o custo benefício. O preço de entrada é muito alto em comparação com o Accordance e o Logos. O BW é o software que oferece a menor quantidade de opção de livros para serem adicionados a plataforma original. Por outro lado, o custo do pacote básico do BW é certamente a mais barata dos três programas. Aqueles que procuram por um excelente programa de exegese encontrarão no BW uma excelente opção. Aqueles que gostariam de montar uma biblioteca virtual, ficarão decepcionados com o mesmo. No que se refere ao desempenho, o BW é certamente rápido e eficiente.

No que se refere ao Accordance o problema é o custo dos pacotes. Entretanto, o preço de entrada é menor que o BW. Como um programa de exegese e pesquisa, o Accordance se equipara ao BW, mas como uma biblioteca virtual o Logos é definitivamente superior. As ferramentas exegéticas do Accordance são excelentes, e a capacidade de customização é a melhor entre os três programas. O sistema de pesquisa exegética do Accordance é imbatível. É mais leve e mais rápido que o Logos, mas se equipara ao BW nesses quesitos. Aqueles que querem mais que um programa de exegese, mas também uma biblioteca virtual optarão pelo Accordance.

No que se refere ao Logos o problema é o preço e o desempenho do programa. Por ser completamente interligado, o Logos usa muito do processamento do computador e o deixa mais lento que o normal. O sistema de pesquisa exegética é mais lento e o menos efetivo, ao passo que a pesquisa comum permite que o estudante vasculhe toda a biblioteca em busca de uma palavra, expressão ou até mesmo uma referência bíblica, o que multiplica as possibilidades de pesquisa do estudante. A biblioteca virtual disponível do Logos é imbatível, e quem procura um programa para seus livros virtuais, o Logos é sem dúvida a melhor opção. Aqueles que gostariam de fazer análises exegéticas encontrarão dificuldades, mas poderão vistar diversos artigos e vídeos para aprender a como realizer pesquisas mais complicadas.

3. E Agora!? O que fazer!?

Comprar ou não comprar, eis a questão? A verdade é que resposta a essa pergunta depende do que o estudante de fato precisa. Nem todos estudantes das escrituras serão exegetas. Nem todos precisam ler os Targums, Josefo ou outros documentos antigos. Para esses, as versões gratuitas disponíveis na internet ou em programas sem custos serão suficientes.

Agora, aqueles que querem fazer exegese de qualidade e ter acesso a bons livros de pesquisa teológica (sem precisar morar numa biblioteca), precisarão investir uma boa grana em programas como o BW, Accordance ou Logos. A diferença entre esses programas fica a critério do usuário: uns preferem o BW, outros o Accordance, enquanto outros o Logos. Eu já acredito que eles são todos bons, bem como todos tem seus problemas. Agora, aquele que quer fazer exegese de qualidade precisará ter ao menos dois desses programas: O Logos e BW ou Accordance. Em geral, quem usa PC preferirá o BW (mesmo que o BW tenha uma versão para Mac), enquanto que usa Mac preferirá o Accordance (mesmo que o Accordance tenha uma versão para PC). O Logos funciona bem em ambas as plataformas.

No fim das contas a decisão é sua, mas se eu puder deixar “meus pitacos,” diria que vale a pena investir nesses programas, especialmente por que você não precisa deixar de usar as ferramentas gratuitas. Baixe todos os livros gratuitos que puder, mas guarde dinheiro para investir em sua biblioteca virtual, ou seu programa de exegese. Você não vai se arrepender!

7 comentários sobre “Exegese e Tecnologia: Um guia para o estudante das escrituras

  1. Desde minha época no seminário, utilizo o BibleHub e o Lumina e até hoje eu achava que era suficiente e nem fui atrás de outras ferramentas.

    Agora fiquei muito interessado! Vou fazer um esforço pra adquirir pelo menos o BW.

    Obrigado pelas dicas.
    Abraço!

  2. Muito bom!! Sensacional Marcelo, você está de parábens. Sou muito grato à Deus pelos conteúdos teologicos que você divulga, eles são muito relevantes e reflexivos. Mas este post foi demais. Muito obrigado por estas referências!! Agora eu posso ter boas ferramentas no estudo de exegese daqui do Seminário. Que o Senhor possa abençoar você, sua família e ministério!!! \o

    Abraços,

    Diego

  3. E-sword.com é uma excelente ferramenta e gratuita, tem versões da Bíblia, muito bons dicionários e comentários de primeira qualidade. Só tem que saber o Inglês.
    Tem também o Logos, que é outra maravilhosa ferramenta que esta disponível em Espanhol e Inglês (maioria em Inglês). Tenho o Logos Silver Bilíngue e increivelmente é uma verdadeira aventura agradável para saber um versículo ou capitulo da Bíblia. VALE A PENA COMPRAR, é uma boa inversão porque, como eu disse, da bastante informação.

  4. paulo

    Pô Marcelo, valeu, não sabia que existiam essas ferramentas, vai ajudar bastante no estudo com certeza. O SENHOR te ilumine., hoje e sempre!!!
    Paulo Voss

Os comentários estão desativados.