O livro de Apocalipse combina o rigor apocalíptico com claras ênfases proféticas numa moldura literária de uma carta greco-romana em uma obra literária sem par no mundo antigo. Como já disse Ramsay Michaels, “Se Apocalipse é uma carta, é uma carta como nenhuma carta cristã primitiva que possuímos. Se é um apocalipse, é como nenhum outro. Se profecia, é singular entre as profecias” (Interpreting Revelations, 30). Escrito para as sete igrejas da Ásia Menor, o livro de Apocalipse deve ser lido por todas as igrejas.

Infelizmente, por diferentes razões, os cristãos contemporâneos parecem não apreciar a beleza do livro, quanto mesmo a atualidade de sua mensagem. Seja pelos muito símbolos de difícil interpretação, seja pela banalização do seu conteúdo no livros de ficção cristã (tipo Deixados para Trás), muitos cristãos ainda não conseguiram se identificar com o livro de Apocalipse.

Por isso, nesse breve curso sobre as 7 Cartas de Apocalipse registrada nos capítulos 2-3 de Apocalipse, Marcelo Berti se propõe a apresentar a mensagem dessas cartas no seu contexto original ressaltando a contemporaneidade dos seus ensinos. Na primeira aula, apresentamos as questões introdutórias do livro, tais como (1) O Título do livro na tradição manuscrita do Novo Testamento; (2) As possibilidades de autoria desse livro; (3) Data e Ocasião; (4) Uma breve discussão do gênero literário de Apocalipse e finalmente (5) As diferentes escolas de interpretação do livro. Com essa introdução, Marcelo Berti tenta aproximar os leitores contemporâneos do texto antigo, oferecendo informações muito importantes sobre a interpretação do livro.

Infelizmente, o vídeo dessa aula foi corrompido e apenas o audio está disponível (veja aqui). Ainda assim, vale a pena conferir essa breve introdução do livro de Apocalipse. O PDF da apresentação também pode ser visto aqui.

Anúncios

3 comentários em “As 7 Cartas de Apocalipse – Aula 1: Introdução

  1. Muito Obrigado por compartilhar o conteúdo, Marcelo! Vou me deliciar e aprender mais com ele! A Paz!

Os comentários estão encerrados.