Bibliologia

BIBLIOLOGIA

Todos os artigos dessa página são referentes a assuntos da Bibliologia, mas não configuram uma série completa, ou seja, são apenas artigos avulsos escritos sobre o tema e não tem a proposta de serem um guia teológico ou apostila sobre o assunto. Contudo, será proveitoso ao leitor verificar os artigos citados abaixo.

Bom Proveito!

1. Revelação Moral de Deus

A revelação moral de Deus, objetiva ou subjetiva, é completamente verificada pela Palavra LEI. A Lei de Deus é a expressão final (completa, télica) do Caráter Moral de Deus, e nela encontra-se absolutamente todo o TEOR MORAL do Criador.

[Leia +]

2. Visão dos Autores Neotestamentários da Escritura

Como os autores do Novo Testamento entendiam as escrituras? Como eles a usavam? Esse artigo tenta respoder a essas perguntas por meio de evidências encontradas no prórpio Novo Testamento.

[Leia +]

3. Credibilidade História das Escrituras

Quanto à sua credibilidade histórica, o critério usado com a Bíblia deve ser o mesmo utilizado para avaliar qualquer outro manuscrito antigo. Existem 4 critérios básicos de avaliação: Teste bibliográfico, Teste das evidências internas, Teste das evidências externas e A arqueologia.

[Leia +]

4. Breve exposição das visões históricas de Cristo

Recentemente fui perguntado sobre a credibilidade das escrituras. A pessoa que me fez a pergunta gostaria de saber como as palavras de Jesus foram recebidas e apresentadas em diferentes períodos da história.

[Leia +]

5. Palavras-chave no Salmo 119

A leitura de Salmos é muito agradável pelo fato de conseguir captar a realidade da experiência humana, quer pelo sofrimento, choro, alegria ou o louvor. Por essa razão o Livro de Salmos merece nossa atenção;
Em especial o Sl.119, que é o Louvor expressivamente poético sobre a Excelência da Lei de Deus.

[Leia +]

6. As Escrituras na Vida dos Filhos de Deus

“Para mim vale mais a lei (towrah) que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata.” (Sl 119:72 RA) “A minha alma tem observado os teus testemunhos („edah); eu os amo ardentemente.” (Sl 119:167 RA) “Eis que tenho suspirado pelos teus preceitos (piqquwd); vivifica-me por tua justiça.” (Sl 119:40 RA).

[Leia +]

7. Hábitos Relacionados com as Escrituras

Certamente somos convictos de que a transformação em nossas vidas pelas Escrituras não acontecem instantaneamente. Mas somos também convictos de que sem ela não podemos crescer, ou chegar à Maturidade Cristã. É por esta razão que existem algumas atitudes que devem ser implementadas em sua vida para que a realidade das Escrituras possa ser real na sua vida.

[Leia +]