Artigos Avulsos

Artigos Avulsos

Desde que o Teologando foi fundado, diversos artigos tem sido escritos em relação à heresia Testemunha de Jeová, e alguns desse não fazem parte de uma série específica, mas merecem seu destaque aqui. Abaixo indico alguns desses artigos.

1. O uso do Tetragrama (YHWH) no Novo Testamento

Nós consideramos seis temas em nossa consulta sobre a presumida perda do Tetragrammaton a partir dos escritos originais das Escrituras Gregas. Cada um destes tópicos tem sido influenciado de alguma forma por nossa compreensão atual de evidências textuais e históricas que se tornaram disponíveis desde o final da década de 1940.

[leia +]

2. A Divindade de Cristo antes de Nicéia

Uma das acusações freqüentes entre os defensores da TNM é que Jesus não teria sido considerado Deus antes do Concílio de Nicéia. Em debates na internet essa alegação é comum e alguns chegam a solicitar evidências de que Jesus teria sido chamado Deus antes do terceiro século. É claro que os que fazem tal alegação desconsideram aquelas realizadas já no NT.

[leia+]

3. Lista de Tradução de Jo.1.1

Nesse post transcrevo as diferentes traduções que Testemunhas de Jeová usam para afirmar que a Tradução do Novo Mundo não é a única que traduz Jo.1.1 como “e o verbo era um deus”. Na verdade, nunca afirmei que a TNM era a única que assim vertia, mas é a versão que temos estudado e nela mantemos nosso foco.

[leia +]

4. Uma carta que merece ser lida

Fui 17 anos Testemunha de Jeová. Hoje sou cristão batista. Li todo o debate entre vocês dois e percebo que o Rúbens não entende a diferença entre ser Deus por essência, por natureza, e ser um deus falso. Comparar Jesus com Moisés (que para Faraó ele foi feito deus), com os juízes (que julgavam erroneamente e morreriam como homens) é uma afronta a Jesus.

[leia+]

5. Doutrina da Trindade Antes de Nicéia

Esse post traz a reunião de algumas das citações dos Pais da Igreja antes de Nicéia sobre a Trindade, a Pessoa de Deus, a Pessoa de Cristo e do Espírito Santo. Na mentalidade desses autores, Deus é Trino, o Filho é Deus, e o Espírito Santo também. Será elucidativo para o leitor verificar se esses homens de Deus estão equivocados à luz das escrituras.

[Leia +]