Títulos Atribuídos a Cristo

Títulos Atribuídos a Cristo

As escrituras apresentam diversas declarações sobre a Pessoa de Cristo. Seja em profecias no Antigo Testamento, ou em declarações do Novo, as escrituras descrevem a Cristo como Messias, Rei, Deus além de afirmar ser ele um mero homem. Dentre as muitas designações que se pode encontrar a respeito de Cristo, chamo sua atenção para algumas delas:

1. Jesus: Deus-Homem

Os que são leitores a mais tempo do Teologando sabem que o autor deste blog tem dedicado tempo e recursos para estudar a Pessoa de Cristo, seja em questões léxicas, de crítica textual ou interpretação. Nesse artigo, vou proceder do mesmo modo que no post citado, buscando demonstrar que diante do todo das escrituras, Jesus é claramente Homem e claramente Deus. Nesse post, à semelhança do já citado artigo, não farei muitas declarações, apenas deixarei que as escrituras fale. Todas as citações provêm da ARA (Almeida Revista e Atualizada).

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2. Jesus: Jeová Nossa Justiça

A doutrina de Cristo é uma doutrina central no cristianismo: Não é possível falar de Cristianismo sem Cristo. Para fundamentar essa doutrina nada melhor do que recorrer às escrituras como alicerce das nossas convicções sobre Cristo, antes de qualquer doutrina formalizada. É bem verdade que muitas são as pessoas que tratam da doutrina como anterior as Escrituras e defendem ideais lógicos, mas não verdadeiros diante das escrituras. Esse equívoco percorreu a história do cristianismo, especialmente no que se refere a doutrina da Divindade de Cristo. Diversos movimentos heréticos perverteram as escrituras ao retirar de Cristo qualidades divinas claramente ensinadas pelas escrituras.

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3. Jesus: Deus Unigênito

Talvez o assunto mais controvertido na Teologia Joanina no escopo da cristologia deva ser o uso e aplicação do termo gr. “monogenes” a Jesus Cristo. Em primeira João vemos o termo acontecer em 4.9: “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele[1]. Nesse texto o que podemos perceber é que a manifestação do amor de Deus consiste no envio de seu filho ao mundo com o objetivo de que os que depositam sua fé nEle vivam por meio dEle. Mas, que dizer da ocasião e que Ele é chamado de Deus Unigênito (Jo.1.18)?

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4. Jesus: Deus Forte

Logo no primeiro século, ainda no embrião da era cristã, já surgia dentro das próprias comunidades cristãs o ensino de que Jesus não veio em carne, que não veio ao mundo em uma forma humana, com as características, feições e afeições, desejos e sentimentos humanos. E um dos motivos para isto pode parecer óbvio: a era cristã havia se iniciado há alguns anos e mesmo assim, com a maioria dos apóstolos e testemunhas oculares falecidos e com a dispersão dos crentes devido à perseguição que ocorreu no início da era Cristã, este ensino começou a ser ministrado nas comunidades cristãs onde cada vez menos testemunhas oculares estavam presentes.

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5. Jesus é Deus

O Testemunhas de Jeová afirmam que o texto de João 1.1 deve ser traduzido como: “E oVerbo era um deus“. Para validarem seu ideal defendem que a gramática grega suporta essa tradução. O autor anônimo do livreto “Deve-se crer na Trindade” faz a seguinte declaração na página 194 da edição inglesa: “…quando o contexto exige, os tradutores podem inserir um artigo indefinido diante do substantivo nesse tipo de estrutura oracional. Mas será que o contexto exige um artigo indefinido em Jo.1.1? Sim, pelo testemunho de toda a Bíblia de que Jesus não é o Deus Todo-Poderoso“. Será que o todo das Escrituras realmente testemunham que Jesus não é Deus?

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