Cristianismo Convicto


Cristianismo Convicto é uma série de 16 mensagem na Primeira Epístola de João e foi ensinada na Igreja Batista Fonte São Paulo entre Novembro de 2018 e Fevereiro de 2019.

O princípio que governou essa mensagem é derivado da linguagem de convicção que vemos o autor empregar na carta. Por exemplo, João além de usar o verbo ginoskö (conhecer, saber) 25x, o verbo oïda (conhecer, saber) 15x ele frequentemente define os limites da ética e doutrina cristã com a expressão en toutö (nisto) 14x sugerindo que aquelas informações eram centrais e essenciais.
O autor também fala sobre a necessidade de parrësia (confiança); 4x e com essas afirmações nos ensina ao mesmo tempo a importância da convicção e o seu conteúdo essencial.

Essa série de mensagens é corretamente definida como Exegese Pública, sendo primeira e quase que exclusivamente fundamentada no texto grego da Primeira Epístola.

Publicado por Marcelo Berti

Bacharel em Missões pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e Mestre em Teologia pelo Dallas Theological Seminary, Marcelo Berti é editor do Teologando e atualmente está iniciando um processo de plantação da Igreja Batista Fonte SP na cidade de São Paulo. É casado com a Gabriela Sachi e pai do Nathan e da Melissa.

2 comentários em “Cristianismo Convicto

  1. Olá!
    não estou encontrando os artigos sobre testemunhas de jeová, os estudos das alterações de textos bíblicos e outros mais. Estava acompanhando aqui, mas percebi que o site mudou.

    1. Zaine,

      De fato o site mudou! Os artigos continuam disponíveis, mas eu ainda não consegui encontrar um lugar para deixá-los ‘clicáveis’ como era anteriormente. Enquanto não consigo fazer essa alteração, procure pelos mesmos no Google…

Faça suas observações aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s