Sobre o autor

DSC_1378

Marcelo, Amanda, Nathan e Melissa Berti

Nascido no interior de São Paulo e criado em Boa Vista, Roraima, por missionários na MEVA, uma instituição que trabalha com indígenas, o autor deste blog foi cativado desde cedo pelo conhecimento das escrituras. Motivado por seus pais, Otoniel e Izilda Berti, aprendeu a gostar de ler as escrituras desde cedo em participações de cultos domésticos. Foi discipulado por seus pais e seu gosto por conhecer as escrituras cresceu quando foi exposto a uma série de Atos durante sua adolescência, ministrado pelo pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Boa Vista, Alfredo de Souza, que tornou-se um dos muitos pastores que influenciaram a vida deste “blogueiro”.

Anos mais tarde teve a oportunidade de estudar no Seminário Bíblico Palavra da Vida, onde veio a graduar-se em Bacharel em Missões. Durante os anos que ficou como aluno interno, foi desafiado a crescer no conhecimento das escrituras por professores como Marcos Mendes Granconato, Carlos Osvaldo Pinto, Jairo Moreira entre outros.

No seu último ano como aluno interno foi estagiário na Igreja Batista Cidade Universitária onde conheceu a Amanda Franchini, que hoje é sua esposa. Durante esse ano, e como vistas no ano de estágio a IBCU resolveu enviá-lo para o Instituto Missionário Palavra da Vida em Benevides, Pará, onde lecionou Telogia Sistemática sob a supervisão de Greg Hummel, que veio a tornar-se mais que um mentor, mas um grande amigo. Seu trabalho de conclusão foi uma exegese sobre os seis primeiros versos de Efésios e suas implicações na concepção da soteriologia.

No ano seguinte, voltou para a Igreja Batista Cidade Universitária, onde atuou como estágio “faz-de-tudo” até que foi convidado a juntar-se à equipe pastoral dessa igreja, pelo Fernando Leite, que além de excelente expositor bíblico, líder e pastor, é um grande amigo e mentor. Foi Coordenador do Ministério Pesca na Igreja Batista Cidade Universitária em Campinas de 2006 à 2012 onde teve a oportunidade de desenvolver um ministério de Evangelização e Missão Urbana com diferentes frentes ministeriais.

Atualmente é Mestrando em Teologia no Dallas Theological Seminary onde se especializa em grego do Novo Testamento. Teve o privilégio de estudar com Daniel Wallace, Buist Fanning, W. Hall Harris, Michael Burer do departamento de NT, com quem foi desafiado a conhecer profundamente o texto das escrituras. Também foi impactado pelo ministério acadêmico do Robert Chisholm, JoAnna Hoyt, Sandra Glahn, Gordon Johnston e Brian Webster.

Também teve a oportunidade de estagiar no The Center for the Study of the New Testament Manuscripts durante os anos de 2013-14. Com o CSNTM participou de uma expedição à Atenas para trabalhar com manuscritos gregos do Novo Testamento da Biblioteca Nacional de Atenas, debaixo da supervisão do professor Daniel Wallace. Lá, teve o privilégio de participar da descoberta de sete novos manuscritos gregos do Novo Testamento. Sobre o que significa o termo “descoberta” nesse contexto, leia esse o artigo New Manuscript Discoveries in Athens.

Também é pai: Em 2010 Marcelo e Amanda receberam o Nathan (Presente de Deus), que assim que chegou já mudou o mundo dos seus pais. Nascido em Campinas, esse candidato a sãopaulino, como os pais, é certamente um garoto corajoso. Em 2013 receberam sua tão esperada princesinha, a Melissa, que tornou-se o grande xodó do Nathan.

Sua esposa, tem lutado contra o câncer desde 2015, e até aqui tem sido uma grande demonstração de fidelidade e graça. Um pouco da sua história pode ser lida no artigo Na Saúde ou na Doença, e seu testemunho pode ser visto no post Aprendendo a lidar com o câncer. Também tive a oportunidade de escrever uma reflexão teológica sobre nossa situação no artigo O Poder da Fraqueza.

Para mais informações sobre a experiência ministerial e acadêmica, visite o LinkedIn do autor.

Declaração Pessoal de Fé

De fato, uma declaração de fé completa seria inviável aqui, entretanto, gostaria de deixar aqui os mais importantes “rótulos” que gosto de usar quando defino minhas preferências teológicas:

  1. Cristão por confissão (resgatado pela Graça Soberana e Monérgica de Deus);
  2. Biblicista por profissão (defensor das escrituras);
  3. Evangélico por convicção (defensor do evangelho de Jesus Cristo);
  4. Reformado por reflexão (defensor da doutrina proveniente da reforma) e
  5. Estudante de teologia por prazer (leitor inveterado de obras teológicas)

Para ver minhas convicções doutrinárias, por favor leia o post Declaração de Fé.

27 comentários sobre “Sobre o autor

  1. marcos

    Olá Marcelo, não venho fazer comentários, mas saudá-lo, pois sou evangelico e estou cursando 4º ano teologia e tenho o mesmo sobrenome Berti. Que Deus o abençõe e que você sempre prese pela verdade da palavra. Jesus é bom!

  2. Cadu

    Olá Marcelo.
    Meu nome é cadu. estou no último ano do PV Norte. Sou aluno do Prof. Marcos Ribeiro. Agradeço a Deus por sua iniciativa, ela facilita a vida de muitas pessoas que não tem o privilégio de ter uma biblioteca da Tia Bea por perto. Fica na Paz.

  3. Mariana Berti

    Estou aqui pois meu sobrenome também é Berti e achei extremamente proeminente tanto quanto interétnico e também internético este seu blog…..parabéns….

  4. Everaldo Nascimento

    Oi Marcelo,
    Parabéns pela iniciativa,
    Bençãos dos céus pra vc e familia.
    Sou poeta e composito e estou estudando na FBTA – Faculdade Batista de Teologia do Amazonas – 2o Periodo – 1o Ano. Um abraço. e saiba que seu trabalho já tem me abençoado.

  5. Pingback: Projeto 3.16 » Blog Archive » Informações sobre o Acampa

  6. Pingback: Projeto 3.16 » Blog Archive » Informações sobre o acampa

  7. Alexandre P. Diniz

    Ola Marcelo, eu procurava artigos sobre a “obra salvifica de cristo” quando me vi direcionado ao seu bloq, cujo conteúdo me deixou muito esclarecido e contente, devido a sua abordagem nos títulos e contextos de forma clara e esclarecedora. Parabéns Irmão, e Viva Jesus o ressuscitado!

  8. lea beray andrade

    Marcelo: Parabéns por sua vida tão linda – uma trajetória onde se percebe a mão de Deus guiando e sustentando. Continue essa benção que tem sido e certamente Deus será conhecido por sua vida e ações. Tenho familiares na IBCU – em Campinas (Lauraci Tomazini mãe da Cristiane Carmona e Alessandra) Sou de Viçosa Minas e achei genial o Teologando. Deus abençoe voce e a Amanda.Abraço em Cristo que nos une. Léa Beray Andrade.

  9. jose ernesto barros da rocha

    Shallon, querido irmão Marcelo. Todos os dias pela manhã busco neste site os teus artigos. Embora não concorde contigo em alguns pontos, te respeito muito e acho teus artigos muito bons. Quase não temos páginas como a tua na internet. Gostaria de que escrevesses algo sobre a confiabilidade do texto massorético, os pontos fracos e fortes nele existentes. Não encontrei nada na Rede em portugues até agora. Grato e que Deus te abençõe e a tua família.
    Fraternalmente
    José Rocha – Ben Israel

    1. José,

      Muito obrigado por seu comentário. Duas coisas me saltam aos olhos no seu comentário: (1) Seu apreço não depende de sua aprovação; (2) Diferença ideológica que temos não implica em divisão.

      Estar na internet eventualmente é enfadonho, pois é fato que nem todos concordam sobre o que escrevo, muito embora não possam dialogar sobre diferenças sem rotulações. Já contam-se em centenas os emails mal educados e condenatórios que afloram o debate e não o diálogo. Graças a Deus, pois ainda existem pessoas que podem ter diferenças sem fazer divisão.

      Sobre o assunto que solicita, tenho interesse em fazê-lo, mas infelizmente não está na minha lista de prioridades no momento. Ao invés de inventar a roda, vou sugerir alguns livros que talvez possam ajudá-lo:

      1. Inerrância Bíblica (Norman Geisler – editor): Não é um livro sobre o texto massorético, mas tem artigos que tratam das divergências do texto do AT. Sugiro os artigos de Gleason Archer, Walter Kaiser e J. Barton;

      2. Merece Confiança o Antigo Testamento (Gleason Archer): Na primeira parte do livro (cap. 1-13) o autor discorre sobre a confiabilidade do texto sagrado. Excelente leitura, pois além de apresentar suas conclusões, Archer se dá ao luxo de interagir com ideologias diferentes da sua e respondê-las satisfatoriamente (na maioria dos casos).

      3. Manual da Bíblia Hebraica (Edson de Faria Francisco): Livro que trata mais detalhadamente do texto. Na segunda parte do livro, um tratamento específico é dado ao Texto Massorérico, incluindo as fontes e edições. Material altamente recomendável.

      Caso já tenha passado por esses livros, sinto que nada posso acrescentar à sua pesquisa.

      Espero que isso o ajude,
      Marcelo Berti

  10. Rafaela Lima

    Olá Marcelo!
    Achei valiosos e muito práticos seus artigos evangelísticos, que Deus o abençoe! Gostaria de poder passar o conteúdo de alguns deles como o “como evangelizar” para meus irmãos em minha igreja, Ass. de Deus em Bonsucesso, Cong. Porta Formosa, com a devida referência a você como autor. É possível? paz!

  11. Gidele Dircksen

    Marcelo,

    Gostei muito dos seus artigos, principalmente sobre atos e a unidade da igreja, serviu de embassamento para uma palestra que vou ministrar.

    Deus te abençoe!

  12. joventino Ferreira

    Marcelo sou presbiteriano, acima de tudo do Nosso Bendito Jesus Cristo nome que está acima
    de tudo e de todos. Que O Senhor faça de voce um gigante espiritual no combate ao inimigo
    comum. Fiquei agradecido a Deus ao ler o que voce escreve e interpreta. Também gosto muito de
    Marcos granconato. Quero lhe dizer que há muita coisa a ler dos ensinos escritos por voce.
    Parabens a voce e esposa e filhinho. Fico impressionado como Nosso Deus age. O conheci pela
    internet buscando assunto relacionado ao Talmude. Est é o Deus sobrenatural Elah.

  13. Mauro Rubem da Silva Ferreira

    Marcelão, não sei se vai lembrar de mim, mas fui uma das suas “cobaias” de 2004 no IMPV, lembro-me de um fato, vc eu e cleones assentados na passarela que conduzia ao dormitorio masculino e vc nos ensinando Teologia, fiquei feliz mesmo ao ve-lo hoje estudando onde estas. Sonho em poder crescer , se tiveres ideias de cursos bons de Teologia ficarei grato…. Fortes abraços , ha parabéns pelo site, muito me ajuda.

  14. Marcos Vinicio Ribeiro

    Olá Marcelo. Deus continue te abençoando pelos excelentes artigos e trabalhos que o irmão tem postado. Seu blog foi indicado por um amigo seu, e meu professor de pós- no Andrew Jumper (João Paulo Diniz). Eu queria fazer uma consulta quanto ao mestrado em Dallas, se é por indicação, Bolsa de estudos etc. Em fim, se eu quisesse fazer um curso de mestrado no Dallas Theological. Quais caminhos devo trilhar. Grato.

  15. Olá Marcelo Berti! estava procurando textos sobre João 1;1 e achei! com certeza achei! gostaria de parabenizá-lo pelos artigos, todos referenciados, ótima qualidade! sou amante da Palavra de Deus e um estudante leigo de teologia.
    agradeço a sua colaboração!
    grande abraço e que Deus continue abençoando vc e tua família!

  16. Frankmar

    Marcelo seu site Teologando me ajudou Muito .o Assunto:”Introdução ao Evangelho de João” me ajudou a ver que O Evangelho de João é Um Evangelho verdadeiro e Canônico escrito no Século I e foi escrito pelo Apostolo Joâo.acredito em tudo o que esta escrito no Evangelho de João a respeito de Jesus:o Filho de Deus.

  17. Gilberto

    Preza Marcelo, muito bom o conteúdo do site, ajuda a edificar a Igreja de Cristo. Estou buscando livros sobre o estado atual da pesquisa sobre o 7Q5 poderia me ajudar na indicação de livros sobre o tema?, em Português. Muito obrigado .

    1. Gilberto,

      Muito obrigado por nos escrever. No Teologando você pode encontrar um artigo no qual tratamos brevemente sobre o assunto : Cheque Sempre suas Fontes.

      De opinião contrária à apresentada em nosso artigo, Wilburn Pickering defende a identificação de 7Q5 como um documento cristão no seu livro “Qual o Texto do Novo Testamento?“.

      De opinião similar a de Pickering, Wilson Paroschi também defende a identificação do 7Q5 no livro “Crítica Textual do Novo Testamento“.

      Entretanto, nenhum dos dois livros trata do assunto em extensão. Se quiser algo mais específico e elaborado, sugiro o livro “Ad Fontes,” provavelmente o mais recente e importante estudo do 7Q5. Infelizmente esse livro está em inglês. Nesse livro, Kraus demonstra acertadamente (na minha opinião) a impossibilidade de que o 7Q5 seja um documento cristão.

  18. Fabiano Carper

    A paz do Senhor Jesus; amado gostaria de saber qual linha de livros e historiadores confiáveis eu poderia consultar no caso de curiosidades que alguns pregadores pregam tais como: a mulher encurvada que a cada ano declinava 15 centímetros, as bases do limiar que os pagãos matavam crianças e aspergiam o sangue antes de construirem os templos, Timeu o pai do cego que foi um grande general que lutava contra a colonização de Roma e foi morto e Bartimeu teve seus olhos furados. Muitos citam Josefo vejo que enriquecem as pregações e aplicações, porém gostaria de saber de fato se existem relatos confiáveis e quais os autores. Desde já obrigado e parabéns pelo trabalho.

    1. Fabiano,

      O estudo do contexto histórico das escrituras é uma área fascinante, mas também imensa. Cada um desses exemplos (bons ou ruins), refletem diferente tipos de fontes primárias. Em geral, o pano de fundo do AT reflete as influências culturais do Oriente Médio Antigo, enquanto o NT a teologia judaica do segundo templo bem como elementos presentes na cultura Greco-Romana. A quantidade de material de pesquisa nessa área é quase sem fim.

      Como introdução ao tema, a IVP publicou um comentário tanto to AT como do NT cuja ênfase é o pano de fundo histórico e literário (veja aqui). Também vale a pena consultar materiais de introdução ao AT e NT mais recentes, pois nesses os autores tem investido um pouco mais nas questões do contexto histórico das escrituras.

      Espero ter ajudado,
      Marcelo Berti

  19. Parabéns pela sua página! Eu lhe acompanho sempre e sou um admirador e estudiosos de seus valiosos artigos. Fui uma testemunha de Jeová por 20 anos e já sai dessa seita fazem 8 anos. Conheci pela primeira vez as Escrituras aos 12 anos ao freqüentar com meus tios uma Igreja Presbiteriana. Atualmente embora não esteja afiliado a alguma religião leio e estudo várias obras teológicas, pois a Teologia Cristã para mim é fascinante! Obrigado por brindar-nos com artigos tão bons como os que você escreve para expor e desmistificar a teologia errônea jeovista.

  20. Li hoje com certa tristeza alguém negando a divindade de Cristo, mas quando abri seu Blog dei graças a Deus por seu discernimento espiritual. Deus o abençoe em seus estudos ricamente. Tenho o privilégio de pertencer ao Conselho Administrativo da EBAR, fundada pelo Pastor David Gomes ha 67 anos. A Escola Bíblica do Ar tem sua sede no Rio e seu site é: http://www.ebaronline.com.br – Meu abraço. Mande notícia de sua esposa. Meu email: eneassoaresmenezes@gmail.com.br

Faça suas observações aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s