Soteriologia

SOTERIOLOGIA

1. Introdução

A doutrina da Salvação tem grande lugar na teologia e na prática ministerial, contudo não tem devida evidência na atualidade. O descrédito atual pelo conceito correto da salvação tem causado grandes problemas para a Igreja em geral. Em nossos dias a Igreja está centralizando suas atividades evangelísticas em entretenimento, sociabilidade, projetos sociais, contextualização, enquanto se esquece do primordial: “A salvação é pela Graça.

[Leia +]

2. Questões Anteriores

Duas coisas são indisputáveis: Deus é soberano, o homem é responsável. Ressaltar a soberania de Deus, sem acentuar, ao mesmo tempo, que a criatura é responsável, tende ao fatalismo; preocupar-se tanto em manter a responsabilidade do homem, ao ponto de perder a soberania de Deus, é exaltar a criatura e rebaixar o Criador.

[Leia +]

3. Redenção: Um Plano Histórico

Se ignorarmos o grande fim a que se dirige o plano da redenção, ou as relações das diferentes partes do plano, ou tivermos uma falsa concepção do fim e daquela relação, todas as nossas idéias serão confusas e errôneas. Seremos incapazes ou de exibi-lo a outros ou de aplicá-lo a nós mesmos.

[Leia +]

4. Obra Salvífica de Cristo: O Centro

Dentro da progressão histórica do significado da salvação e da consecução da soberania de Deus em relação ao seu plano preestabelecido para salvação, o ponto mais alto, mais sublime e necessário é a Obra de Cristo. Por muitos teólogos a Obra de Cristo é considerada como um acidente na história, como se Deus fosse pego de surpresa por esse evento.

[Leia +]

5. Eleição: O Fundamento da Eleição

A Eleição é doutrina fundamental no pensamento cristão sobre a salvação. Diante desse fato ninguém dentro da ortodoxia teológica desacredita nesta verdade. Contudo, não se tem um conceito sólido sobre o assunto, pois dentro da ortodoxia teológica encontram-se, basicamente, duas formas de Eleição: a Eleição Incondicional (Calvinismo) e a Eleição Prevista (Arminianismo). Entretanto, é ainda possível observar fora da ortodoxia teológica versões sobre a salvação, pois há quem pense que Deus escolheu todos os seres humanos, de todos os lugares do mundo e de todas suas eras para a salvação (Universalismo). Assim, é necessário compreender tais possibilidades para que a verdade bíblica seja ressaltada.

[Leia +]

Sobre Soteriologia, veja também:

A. O Conceito de Redenção nas Escrituras

B. Redenção

C. Cordeiro de Deus

D. Por que Expiação

E. Pré-conhecimento

F. Era Judas Iscariotes Salvo?