No Teologando já demos muita atenção a dilemas de tradução em Jo.1.1 na tentativa de responder a pergunta: Jesus é Deus ou [um] deus? Já temos demonstrado que de acordo com a gramática grega é altamente improvável que a Tradução do Novo Mundo esteja correta na tradução que oferece a esse verso.

(Para mais informações leia Jesus é Deus ou [um] deus?)

Entretanto, gostaria de observar um argumento oferecido pelo autor anônimo do livreto “Should you believe in Trinity” publicado pela Watchtower Society. Na página 194 o autor está a tratar da tradução de Jo.1.1 e chega a considerar o valor do contexto bíblico para se decidir como traduzir o texto em pauta. Observe o que ele defende:

quando o contexto exige, os tradutores podem inserir um artigo indefinido diante do substantivo nesse tipo de estrutura oracional. Mas será que o contexto exige um artigo indefinido em Jo.1.1? Sim, pelo testemunho de toda a Bíblia de que Jesus não é o Deus Todo-Poderoso[1].

Segundo o autor desse livreto, o todo das Escrituras demonstra que Jesus não é Deus. Ora, há dois problemas nessa afirmação: Primeiro, se o todo dissesse que Jesus não é Deus, mas Jo.1.1 disse que Ele o é, o todo deveria ser repensado a partir dessa única ocasião. O que se quer dizer com isso é que para esse autor, o todo das Escrituras, segundo sua compreensão e teologia, deve definir uma ocasião de difícil decisão gramatical. Portanto, pouco importa o que o texto realmente diz, se o todo diz o inverso, esse particular deve amoldar-se a ele. Isso é uma falácia terrível!

Segundo, o todo das Escrituras realmente testemunham que Jesus não é Deus? Esse é o problema fundamental dessa afirmação: Estabelecer como verdade um fato não verificável diante das escrituras e aplicá-lo a um texto de difícil tradução como Jo.1.1.

É por essa razão que escrevo esse post, apenas para transcrever algumas declarações das escrituras que demonstram que tal afirmação não apenas é falsa, mas induz pessoas a mentira e a falsidade defendida pela STV e as Testemunhas de Jeová. Nesse post pretendo não realizar muitos comentários sobre os textos, apenas apresentá-lo de tal forma que a verdade das escrituras fique clara.

1. Quantos deuses verdadeiros existem?

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. – João 17.3

“Ouve, Israel, Yahweh, nosso Deus, é o único SENHOR” – Deuteronômio 4.6

Assim diz Yahweh, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus. – Isaías 44.6

Eu sou o Yahweh, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces – Isaías 45.5

Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro – Isaías 45.20

Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão – Deuteronômio 32.39

Vós sois as minhas testemunhas, diz o Yahweh, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. – Isaías 43.10

De acordo com esses textos, somente Yahweh é Deus verdadeiro e que nenhum outro deus foi formado antes ou depois Dele. Sendo assim:

  • Como as Testemunhas podem falar que Jesus é um outro deus se Yahweh diz que não existe outro Deus além dele mesmo?
  • Como as Testemunhas podem falar que Jesus é um deus criado, se Yahweh diz que nenhum deus foi criado depois dele (hb. yatsar, o mesmo verbo usado por Moisés para falar da criação do homem)?
  • Como as Testemunhas de Jeová podem falar que Jesus é outro Deus, se o único Deus verdadeiro é Yahweh?

Diante do posicionamento dos TJs sobre Jo.1.1, ou Jesus é um outro deus falso, como Baal (Jz.6.31) e Dagon (Jz.16.13), ou eles estão equivocados.

2. Quantos senhores verdadeiros existem?

A. Um só Senhor, Yahweh o Soberano

…há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos – Efésios 4.5-6

Pois Yahweh, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno – Deuteronômio 10.17

…a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! – 1 Timóteo 6.15-16

Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há – Atos 4.24

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas – Atos 17.24

B. Um só Senhor, Jesus Cristo o Soberano

…todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele – 1 Coríntios 8.6

Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo – Judas 4

Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele – Apocalipse 17.14

Nessas verdades bíblicas encontramos apenas duas possibilidades:

  • Ou as escrituras estão em ampla contradição ao afirmar que Yahweh é o único Senhor, e ao mesmo tempo dizer que apenas Jesus é o único Senhor;
  • Ou quando Jesus disse “Eu e o Pai somos um” ele realmente queria dizer que era um com o Pai.

Se Jesus e Yahweh são um, não há qualquer contradição nessas afirmações bíblicas. Por outro lado, se Jesus é um outro deus criado à parte de Deus, então as escrituras se contradizem. Portanto, a doutrina ensinada pelas TJs não pode ser verdadeira, pois contradiz as escrituras.

 

3. Quantos verdadeiros salvadores existem?

A. Apenas Yahweh é Salvador

Eu, eu sou Yahweh, e fora de mim não há salvador. – Isaías 43.11

Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, Yahweh? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim – Isaías 45.21

Todavia, eu sou Yahweh, teu Deus, desde a terra do Egito; portanto, não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador, senão eu – Oséias 13.4

Mamarás o leite das nações e te alimentarás ao peito dos reis; saberás que eu sou Yahweh, o teu Salvador, o teu Redentor, o Poderoso de Jacó – Isaías 60.16

B. Jesus também é Salvador

… a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador – Tito 1.4

…aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus – Tito 2.13

… que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador… Tito 3.6

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos – Atos 4.12

Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel o Salvador, que é Jesus – Atos 13.23

Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro – 2 Pedro 2.20

Se Yahweh é o único Salvador (Os.13.4) e fora de Yahweh não existe outro Salvador (Is.43.11), como Jesus pode ser chamado de o único Salvador (At.4.12)?

Se a doutrina TJ está correta, então as escrituras estão erradas e em contradição. Por outro lado, se a Palavra de Deus é de fato verdade (Jo.17.17), então a doutrina TJ é falsa, pois não se harmoniza com as escrituras.

4. Quem é o único Criador?

A. Yahweh é o Único Criador

Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra – Isaías 44.24

Também a minha própria mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus; quando eu os chamar, eles se apresentarão juntos – Isaías 48.13

Deus meu, não me leves na metade de minha vida; tu, cujos anos se estendem por todas as gerações.  Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados. Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim – Salmos 102.24-25

…e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas – Efésios 3.9

B. Jesus é o único Criador

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez – João 1.3

No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos;  eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim – Hebreus 1.10-12 citando Salmos 102-24-27

…pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele – Colossenses 1.16

Se a doutrina TJ está correta ao afirmar que Jesus é um outro deus, então o autor de Hebreus errou ao atribuir o texto do Salmo 102 a Jesus Cristo no início de sua carta. Por outro lado, se tal uso foi autorizado pelo Espírito Santo que inspirou os seus escritos, a doutrina TJ de que Jesus é um outro deus está equivocada.

Como as TJs podem dizer que Jesus é um ser criado se as escrituras dizem que Ele é o Criador de todas as coisas (Jo.1.3)? Se Ele criou todas as coisas Ele não pertence às coisas criadas. Entretanto, só Yahweh é Criador. Portanto, Jesus e Yahweh são um, como Jesus mesmo afirmou (Jo.10.30).

5. Quem é o Primeiro e o Último?

A. Yahweh é o Primeiro e o Último

Assim diz Yahweh, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus – Isaías 44.6

Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o último – Isaías 48.12

B. Jesus é o Primeiro e o Último

Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver – Apocalipse 2.8

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim – Apocalipse 22.12-13

Ao que tudo indica, Jesus é o último, por que não existe nenhum depois Dele. Portanto, dizer que Ele é o primeiro significa dizer que não houve ninguém antes Dele.

Ora, se Jesus é antes de todas as coisas, e depois de todas as coisas Ele é Eterno e, portanto não pode ser criado, por que tudo o que é criado tem início. Ou seja, ou a doutrina TJ a respeito de Cristo está equivocada ou as escrituras estão equivocadas.

Como Jesus pode ser chamado de Primeiro se Yahweh é o Primeiro? Como Jesus pode ser chamado de Último se Yahweh é o último? Isso só é possível se a expressão “Eu e o Pai somos um” significar que Eles são um. Caso contrário, temos aqui uma contradição irreconciliável.

6. Jesus é chamado de Deus nas Escrituras?

Se tomarmos por base a declaração do autor anônimo do livreto “Should you believe in Trinity” a resposta para essa pergunta é não. Contudo, diante dos versos já lidos acima, não podemos concordar com a frase desse autor de que diante do todo das escrituras Jesus não é considerado Deus. Na verdade esses textos demonstram de modo claro que Cristo é equiparado com Yahweh, e que sua Eternidade é apresentada claramente nas escrituras. Portanto, é necessário assumir que Cristo é Criador não Criatura, pois assim as escrituras ensinam. Ou seja, diante do todo das escrituras, Jesus é claramente chamado de Deus.

Sendo assim, se o texto de Jo.1.1 afirmar que Jesus é um outro deus, como insistem os TJs, ele entraria em diversos conflitos com a escritura. Ou seja, além de ser gramaticalmente improvável, Jo.1.1 traduzido indefinidamente é uma afronta à verdade bíblica.

Entretanto, nos resta uma pergunta pertinente: Além da declaração direta de Jo.1.1, Jesus é chamado de Deus em outro lugar nas escrituras?

Para responder a essa pergunta, vou usar três textos que não tem dificuldades gramaticais para serem analisadas:

1. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir – Apocalipse 4.8

2. Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; 8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino – Hebreus 1.7-8

3. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo – Romanos 10.9-13

No primeiro verso vemos que os quatro seres viventes proclamam dia e noite que Aquele que há de vir é Santo, Santo, Santo e Senhor Deus, Todo Poderoso. Segundo o contexto de Apocalipse, Aquele que há de vir é Jesus Cristo (Ap.22.12, 20). Logo, Jesus é chamado de Senhor Deus, Todo Poderoso, diferente do que os TJ defendem.

No segundo verso, duas coisas são claramente percebidas: (1) Jesus é diferenciado dos anjos e por isso não pode ser Miguel o arcanjo como defendem os TJs. (2) O autor de Hebreus usa o Salmo 45.6, usado no AT em referência a Yahweh, para descrever o Filho. Ou seja, Jesus e Yahweh são um.

No terceiro verso, Paulo claramente aplica o termo Yahweh a Jesus Cristo em Romanos 10.13 ao citar Joel 2.32 em referência a salvação oferecida em Cristo. Ou seja, aquele que invocar o nome de Yahweh será salvo (Jo.2.32). Por isso, confessar que Jesus é Senhor é confessar que Ele é Deus.

Outros textos dizem claramente que Jesus é Deus, mas normalmente são distorcidos pela Tradução do Novo Mundo (em breve teremos todos eles analisados no Teologando – aguarde!).

Observe alguns deles:

aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus – Tito 2.13

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo – 2 Pedro 1.1

Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo – 2 Pedro 2.11

pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus – Filipenses 2.6

Uma última comparação válida a ser feita aqui é a correlação entre Jo.17.3 e 1Jo.5.20:

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste – João 17.3

Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna – 1 João 5.20

Segundo o primeiro texto, apenas Deus-Pai é Deus Verdadeiro. Se Jesus é um outro deus, segundo esse texto ele deve ser um deus falso. Contudo, o segundo texto diz que Jesus é o verdadeiro Deus. Se Jesus é um outro deus, então o Deus-Pai deve ser o deus falso, uma vez que Jesus é o verdadeiro.

Só existe uma forma de essas duas colocações serem verdade ao mesmo tempo: Se Jesus e Deus forem um, como Jesus defende em Jo.10.30.

Portanto, é seguro afirmar que Jesus é Deus, pois assim as escrituras ensina


[1] Anônimo, Should You Believe in the Trinity? Brooklyn, NY. Watchtower Bible and Tract Society, 1989.

2 comentários em “Jesus é Deus de acordo com as Escrituras

  1. Irmão,

    Fico feliz pela forma como tratas As Escrituras com tanta seriedade. Que Yahweh seja engrandecido através de sua labuta em trazer à luz a Verdade de Deus, Jesus Cristo, Filho de Deus, meu Salvador e Senhor (Deus).

Os comentários estão encerrados.