Apresentação
Olá,
Seja bem vindo ao blog Teologando!
Esse blog é resultado de estudos pessoais e os artigos postados aqui são parte da reflexão do autor deste blog sobre a Teologia Cristã.
Na barra lateral você encotra as páginas principais e os temas comentados. Clique em uma das páginas ou temas e encontre os artigos referentes. Caso você queira ver todos os textos de uma vez, acesse a página “textos”, onde os artigos aparecem postados como um blog.
Bom Proveito!
Leonardo Godinho disse,
3 Março , 2009 às 5:27 pm
Amado, gostaria de autorização para utilização de um trecho do seu texto sobre a conceituações teologicas do pecado, pois estou escrevendo um livro “Sonhando os sonhos de Deus” e este estudo leva numa reflexão que Adão, junto a sua esposa frustaram o sonho de Deus para aquela geração, bem como os efeitos dos seus atos, modificaram (de certa fortma) todo o planejamento da criaçãos divina.
Podemos refletir muito sobre tal assunto ainda…,mas espero resposta
Deus o abençoe
Marcelo Berti disse,
3 Março , 2009 às 5:50 pm
Obrigado por sua ética. Não tenho nenhum problema que você use qualquer material desse site, desde de que cite a fonte.
Sobre o conteúdo do seu livro, eu particularmente não concordo (não que isso seja um problema, opiniões são assim mesmo, cada um tem a sua). Eu não acredito que Adão teria frustrado o Plano de Deus para a Criação. Se você observar a forma como os autores neotestamentários conceituam a Obra de Cristo e a Salvação você irá perceber que quando Deus se propos a criar Ele se propos a redimir.
Um exemplo bem interessante que temos desse fato é o que lemos em Ap.13.8: “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo“. A expressão grega “apó kataboles” traz a idéia de que a morte de Cristo aconteceu na fundação do mundo.
Mais impressionante do que isso é a forma como Paulo nos chama em Ef.1.4: “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”. Aqui a expressão grega “pro kataboles” sugere que mesmo antes que houvesse mundo (criação) Ele já havia estabelecido a salvação dos eleitos (seja pelo seu pré-conhecimento ou determinada decisão – up to you).
Ou seja, ao decidir Criar, Deus deu-se em favor da humanidade para salvá-los. Por isso, se eu afirmar que Adão e Eva frustraram a Deus eu tenho que admitir que Cristo é o reparo de Deus para a desgraça que o homem criou e que a salvação é um acaso. No mínimo, estou dizendo que Deus foi um mal planejador. Eu não tomaria esse caminho.
Bom, essa é a minha opinião sobre o assunto.
Espero que tenha sido claro e polido em apresentá-la.
Sidinei Bühler Kaur disse,
23 Novembro , 2009 às 6:13 pm
Olá amado irmão Berti!
Vejo que és profundo em teus estudos e tens um raciocínio muito bom. Parabéns. Concordo contigo em relação ao comentário acima. E irmão Leonardo, se queres escrever o livro, vá em frente, pesquise, pense, ore, escreva… Quando estiver pronto, leia de novo, peça para amigos de diversas linhas teológicas lerem e dar a opinião, estou fazendo isso com o livro que escrevi sobre Elias e tem sido muito útil, isso ajuda a nos aprimorar.
Estou muito feliz em ver que temos irmãos valorosos, pensando sua fé e unidos, mesmo que as opiniões as vezes sejam um pouco divergentes, mas em comum a busca pela fidelidade ao nosso maravilho Senhor e Salvador Jesus.
Um grande abraço a todos!
Jair disse,
15 Março , 2009 às 11:47 pm
Valeu Marcelo
sofia disse,
5 Julho , 2009 às 12:49 am
amei o site muito edificante
justificacaopelafe disse,
21 Julho , 2009 às 11:17 am
Olá irmão,
gostei muito do seu blog. Vou divulgá-lo no meu blog: http://justificacaopelafe.wordpress.com
Att,
Paulo Corrêa
Alba Bloechliger disse,
14 Setembro , 2009 às 3:49 am
Marcelo,
Vc sabe onde se encontra essa profecia em Jeremias?
Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram” – Mateus 27:09
É um tópico numa comunidade e ninguem ainda não decifrou o mistério, talvez vc possa nos ajudar.
Agradeço a atenção.
Que a paz esteja contigo!
Marcelo Berti disse,
14 Setembro , 2009 às 9:42 am
Alba,
A questão da profecia de Jeremias em Mateus 27.9 não é muito simples. Os escritores neotestamentários em várias ocasiões citam o antigo testamento e muitas vezes em uma conflação de idéias. Veja o caso da citação de Pedro em Atos.1.20: Nesse caso ele cita dois Salmos isolados (69.25; 109.8) como uma alusão a Judas.
Esse tipo de uso das escrituras feitas pelos autores neotestamentários não é incomum (veja o início do livro de Hebreus). O mesmo acontece em Mt.27.9. Mateus provavelmente fez uso de duas citações vétero-testamentárias e atribuiu a um único autor: Jr.32.7-9 e Zc.11.11-12. A razão para isso acontecer é que os livros do AT eram agrupados por seção. Por exemplos, os livros proféticos eram agrupados em um rolo (ou rolos) e eram iniciados pelo livro de Jeremias. Por isso não era incomum alguém citar um profeta e atribuir a Jeremias, como aconteceu em Mt.27.9. O modo como Cristo divide as escrituras em Lc.24.44 é uma demonstração disso.
Em outras palavras, Mateus está aludindo a atitude dos profetas como uma indicação de que Judas teria feito o mesmo às avessas. Note que na citação de Jeremias, ele recebe a ordem do Senhor para comprar como herança o campo do filho do seu tio. Já na citação de Zacarias, ele é instruído pelo Senhor a rejeitar o preço a ele pago por seus serviços: trinta moedas de prata. O que os prefetas teriam feito por instrução do Senhor, Judas por influência de Satanás.
Espero ter ajudado,
Marcelo Berti
Bill disse,
30 Novembro , 2009 às 11:51 am
Como disse o Sidinei, você tem uma linha de raciocínio muito boa, mas não consigo compreender porque é que até hoje os teólogos insistem em dizer: “tal palavra, no grego, quer dizer…blá, blá, blá…” Porventura foi a bíblia escrista em grego? O que querem dizer as palavras em hebraico e aramaico? Nada?
A igreja, mesmo depois do processo de revolução industrial, que influenciou o ser humano ao racionalismo, perdeu o foco metafísico.
A bíblia nunca foi escrita em grego, mas sim traduzida para o grego.
A expansão do império romano pela força, foi frustrada pela expansão grega por meio da cultura. O expancionismo grego se apoderou da bíblia e divulgou e a gente continua sendo ensinado que Cabral descobriu o Brasil em 1500, ignorando o tratado de Tordesilhas de 1494. Deixemos de ignorar a história da igreja. Já passou da hora da igreja começar a entender Romanos 12.
Mesmo parecendo eu estar tratando o assunto de forma rasa, creio eu que seja esta questão relevante o suficiente para ser ponderada com mais cuidado. Sempre acreditei que está na hora de uma nova reforma. Mas dá muito trabalho né? Eu sei bem disso, pois aqui vos fala um apóstata; apostasia esta que durará até o dia em que seu Deus, seja o mesmo Deus meu.
Luthero não estava só, mas eu sempre estive…porque é mais fácil aceitar as idéias alheias convencionais e não as racionais. Pra que contestar as autoridades, se elas foram instituidas por Deus? Mas omissão é tão pecado quanto insubmissão.
Mas deixa pro diabo acusar o pecado. E sabe o que mais? Pelo rumo das coias, ele vai ter muito disso pra fazer, porque a grande maioria não aprendeu a diferença entre acusação e admoestação.
Marcelo Berti disse,
30 Novembro , 2009 às 2:57 pm
Bill,
Não vou nem comentar sua miscelânia histórica (expansionismo grego, Cabral, revolução industrial), por que não quero me ocupar com o desnecessário. Sobre a confusão sobre metafísico e racionalidade, nem me arrisco a falar sobre o assunto.
Sobre o NT ser escrita em hebraico e aramaico, não tenho lido nada que tenha me feito considerar essa possibilidade. Quanto ao AT, não temos o que conversar, certamente foi escrito em hebraico.
Contudo, seria interessante que você continuasse a pesquisar sobre o assunto, e para dizer que não tenho qualquer resistência com o que você tem dito (embora as evidências ainda não são claras para se defender isso) sugiro que você procure informações sobre George Lamsa:
* Livro: http://www.amazon.com/Holy-Bible-Ancient-Translation-Peshitta/dp/0060649232
* Versão do NT digital: http://www.aramaicpeshitta.com/AramaicNTtools/dr_george_lamsa_bible.htm
George Lamsa é o atual protagonista da escola que defende que o NT teria sido escrito em Aramaico. Um dos defensores da visão de Lamsa, Rafael Lataster, escreveu um e-book relatando problemas de crítica textual no NT e como isso eveidencia que o original fora escrito em aramaico. O livro dele pode ser encontrado em: http://stores.lulu.com/AramaicPeshitta
De fato, as opiniões de Lamsa e Lataster não tem grande aceitação na Academia do Novo Testamento atualmente, mas tem feito seus adeptos. Acredito que será de grande valor para você verificar esses materiais, se já não os conhece.
Um grande abraço,
Marcelo Berti